Fé e devoção

Missas de Domingo de Ramos marcam o início da Semana Santa

Celebrações foram realizadas nas principais paróquias da cidade; o ato religioso simboliza a fidelidade dos católicos a Jesus Cristo e relembra a chegada dele em Jerusalém

Thiago Bastos/De O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Missas e procissões marcaram a celebração do Domingo de Ramos em São Luís.
Missas e procissões marcaram a celebração do Domingo de Ramos em São Luís. (Domingo de Ramos)

SÃO LUÍS - Os católicos celebraram o início da Semana Santa deste ano com missas nas principais paróquias da capital maranhense. As missas realizadas ontem pela manhã (9), no domingo de Ramos lembraram o ingresso de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, dias antes de sua morte e ressurreição.

Na Igreja da Sé, por exemplo, antes da missa, os fiéis participaram de uma procissão. Várias pessoas carregavam ramos e cantavam hinos para lembrar a passagem bíblica.

Após o ato, os fiéis ocuparam os assentos da Igreja da Sé, para o início da celebração, conduzida pelo padre César de Souza. Ele fez questão de lembrar aos fiéis sobre a importância da lembrança da entrada de Jesus na cidade santa. “Neste momento, celebramos a fidelidade dos católicos para com Jesus Cristo. Ele, que entrou saudado por todos em Jerusalém, foi dias depois açoitado e humilhado pelos mesmos que o saudaram. Nós não somos assim e seremos fiéis com Jesus”, disse.

O momento de maior emoção da missa foi durante a leitura do Evangelho. A passagem lembrou a condenação de Jesus Cristo e as dores sentidas por ele até a crucificação. “É com dor e sofrimento que devemos lembrar esta passagem, mas tendo o conhecimento do quanto esta passagem foi importante para todos nós”, lembrou o padre.

No fim da missa, os fiéis levantaram e agitaram os ramos com emoção. “Eu sou fiel ao meu Jesus e faço questão de vir todos os anos para esta celebração”, disse a dona de casa Benedita Mendes. Mesmo morando no bairro Ipase, ela faz questão de participar da missa na região central da cidade. “Sempre venho aqui, onde fortaleço a minha fé”, afirmou.

A também dona de casa Cristina Coelho, que reside no bairro Filipinho, levou a família dela para a missa. “Normalmente venho sozinha, mas hoje [ontem] decidi trazer o meu esposo e meus filhos, que são presentes de Deus em minha vida”, disse.

Outras celebrações

Na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro São Francisco, a celebração começou às 8h. Centenas de fiéis comparecem a missa e também fizeram questão de lembrar a passagem de Jesus em Jerusalém. Celebrações semelhantes também ocorreram na Igreja Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac e na Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo e na Santa Paulina, no residencial Pinheiros.

“Neste momento, celebramos a fidelidade dos católicos para com Jesus Cristo. Ele, que entrou saudado por todos em Jerusalém, foi dias depois açoitado e humilhado pelos mesmos que o saudaram. Nós não somos assim e seremos fiéis com Jesus”Padre César de Souza, pároco da Igreja da Sé

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.