Empreendedorismo

Sebrae apoia projeto de fazenda experimental de sururu no Maranhão

Instituição fará ações de acesso ao mercado e planejamento do negócio até a venda; iniciativa está sendo realizada no município de Bequimão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Sururu, que está sendo alvo da ação e no município de Bequimão, é cultivado em grandes cordas esticadas ao longo da margem da foz do rio
Sururu, que está sendo alvo da ação e no município de Bequimão, é cultivado em grandes cordas esticadas ao longo da margem da foz do rio

O Sebrae no Maranhão dará apoio ao projeto de uma fazenda experimental de sururu no município de Bequimão. O anúncio foi feito pelo diretor superintendente da instituição, João Martins, logo após uma reunião com o vice-prefeito de Bequimão, Sidney Nogueira; o presidente do Sindicato dos Pescadores de Bequimão, Odoriel de Paricatíua, e a consultora Isabela Neiva Moreira.

De acordo com Martins, o Sebrae irá dar o suporte aos aquicultores da fazenda experimental de Bequimão em várias frentes de trabalho. “Vamos trabalhar para identificar acessos ao mercado, no planejamento do negócio, na organização da produção, passando pela venda e comercialização ao consumidor final, além da organização dos compradores e na governança do negócio”, explicou o diretor superintendente do Sebrae.

Localização

A fazenda está localizada no povoado de Paricatiua, distante 10 quilômetros da sede do município, e fica na foz do rio Itapetininga, que deságua na Baía de Cumã, no litoral ocidental maranhense. O cultivo de sururu é feito com a técnica de “long line”, em que o molusco é cultivado em grandes cordas esticadas ao longo da margem da foz do rio e hoje é mantida com o trabalho das populações ribeirinhas.

“Esta é uma alternativa de renda para estas populações que dependem da pesca artesanal e do extrativismo marinho em períodos de defeso. Estamos chegando à época da primeira colheita e o apoio do Sebrae será muito bem-vindo”, afirmou Sidney Nogueira, vice-prefeito de Bequimão.

Vamos trabalhar para identificar acessos ao mercado, no planejamento do negócio, na organização da produção, passando pela venda João Martins, diretor superintendente do Sebrae
Festival

Uma das primeiras ações agendadas durante a reunião foi a organização de um festival do sururu, que deverá acontecer em julho. “Será uma forma de divulgar o produto e ainda movimentar o turismo na região”, comentou Martins.

João Martins, do Sebrae, com representantes do sindicato dos pescadores e da Prefeitura durante reunião
João Martins, do Sebrae, com representantes do sindicato dos pescadores e da Prefeitura durante reunião

Além da Prefeitura Municipal de Bequimão, do Sindicato dos Pescadores de Bequimão e do Sebrae, o projeto da fazenda experimental de sururu do povoado de Paricatiua também conta com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) que viabilizou as consultorias que ajudaram a desenvolver o cultivo do sururu.

O apoio ao projeto da fazenda experimental de sururu do povoado de Paricatíua não é a única atividade de apoio aos pequenos negócios rurais que o Sebrae desenvolve em Bequimão. Desde 2015, a instituição apoia os criadores de ovinos e caprinos com consultorias e apoio às feiras e eventos na região.

Outras ações

Além disso, o Sebrae mantém projetos em piscicultura e desde 2016 passou a desenvolver os projetos de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) e Negócio Certo Rural, este último em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.