Em março

Venda de veículos cresce 28,21% em março no Maranhão

Em São Luís, os dados da Fenabrave mostram que as vendas tiveram incremento de 15,25% em março, com o emplacamento de 1.852 veículos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Mercado automotivo maranhense reagiu em março, com um aumento nas vendas e emplacamentos
Mercado automotivo maranhense reagiu em março, com um aumento nas vendas e emplacamentos (vendas veículos h)

O mercado de automóveis novos reagiu em março no Maranhão, tendência que foi verificada no país, segundo a Federação Nacional de Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave). No estado, de acordo com os dados, o crescimento foi 28,21% em relação a fevereiro, com o registro de 7.398 emplacamentos.

No recorte global da curva de ascendência do mercado automotivo no estado, o segmento de veículos comerciais e leves (picapes e furgões) cresceu 39,02%, com 2.291 unidades emplacadas, ante 1.648 em fevereiro.

Na capital maranhense, os dados da Fenabrave mostram que as vendas tiveram incremento de 15,25% em março, com o emplacamento de 1.852 veículos, enquanto fevereiro totalizou 1.607.

Ânimo

Ainda que no acumulado do ano (janeiro a março) as vendas totais de veículos no estado tenham registrado queda de 10,25% em relação ao mes­mo período de 2016, a retomada em março injetou ânimo entres empresários e executivos do setor.

Para o diretor comercial do Grupo Luz (marcas Citroën, Hyundai e Foton Caminhões), Angelo Gusmão, o aumento da vendas em março é um sinalizador positivo para o mercado, que tende a se recuperar depois ter um período longo de recessão econômica.

Na avaliação de Angelo Gusmão, essa retomada no setor já seria um reflexo do recuo nas taxas de juros e também no índice inflacionário. Embora, ele ressalte que os bancos ainda estão muito temerosos em relação ao financiamento de veículos. “Porém, temos observado que o índice de recusa a financiamento tem diminuído, o que é positivo”, assinalou.

Cautela

Um pouco mais cauteloso em relação à retomada do mercado, o diretor da Mercedes – Grupo Parvi, Vicente Férrer, disse que é necessário esperar os resultados de abril para verificar se essa tendência de crescimento nas vendas se confirma.

“Se o mês de abril continuar como terminou março, ou seja, com aumento nas vendas, é sinal de uma luz no fim do túnel para o setor”, observou Vicente Férrer, ao acrescentar que o crédito ainda é um fator que está dificultando.

“Nossa expectativa é que melhore”, concluiu o diretor, cujo grupo é revendedor das marcas Volkswagen, Toyota, Hyundai, Peugeot, Mercedes (automóveis e caminhões), Land Rover e Jaguar.

MAIS

As vendas de veículos comerciais e leves (picapes e furgões) no país cresceram 38,86% no mês de março em comparação a fevereiro, com um total de 183.850 unidades emplacadas. Segundo a Federação Nacional de Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave), quando englobados os carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, as vendas apresentaram alta de 5,5% na comparação com março de 2016 e de 39,43% em relação a fevereiro deste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.