Celebração

OAB comemora 85 anos durante solenidade

Solenidade foi realizada na noite de terça-feira, reunindo ex-presidentes e diversas outras autoridades. Houve homenagens para os advogados mais antigos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Thiago Diaz e José Carlos entregam placa a Valeriano de Oliveira.
Thiago Diaz e José Carlos entregam placa a Valeriano de Oliveira. (Thiago Diaz e José Carlos entregam placa a Valeriano de Oliveira (c))

SÃO LUÍS - Durante solenidade realizada na noite de terça-feira, 4, no Hotel Luzeiros, em São Luís, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão, comemorou os seus 85 anos de fundação. No evento, a diretoria da Ordem recebeu os integrantes vitalícios da OAB-MA, que administraram a instituição ao longo desses 85 anos, além de autoridades e convidados para uma homenagem especial.

Logo no primeiro momento do evento foi feita uma homenagem aos 10 advogados mais antigos em exercício no Maranhão para celebrar a data. Os homenageados foram advogados: Valeriano Américo de Oliveira; José Maria Cabral Marques; José Pereira Gomes; Elimar Figueiredo de Almeida Silva; Reginaldo Carvalho Telles de Sousa; Kleber Moreira; Ulysses Nunes Moreira; Mário de Aguiar Pires Leal; Antônio Austregésilo Moreira Fonseca; e Sálvio Jesus de Castro e Costa.

“É uma alegria muito grande comemorar os 85 anos dessa instituição que agem em defesa da cidadania e constituição, ao longo da história sempre ao lado da sociedade civil brasileira. Sempre estaremos pautando nossas ações na defesa dos cidadãos. Nesse momento festivo queremos reiterar o nosso compromisso com a sociedade civil maranhense”, disse Thiago Diaz, presidente da OAB-MA.

Os ex-presidentes da ordem também foram homenageados na noite. Entre eles estava o advogado José Carlos Sousa e Silva, que teve a gestão entre os anos de 1981 e 1983, que foi sucedido por Doroteu Soares Ribeiro. “Me emociona muito participar. Ser advogado antes e hoje não é fácil. Eu nunca lutei para ter e sim para ser. Fui dedicado ao estudo do direito para compreende-lo como justiça social”, destacou José Carlos.

Fundação

A OAB surge no Maranhão no dia 4 de abril de 1932, em um momento onde os Estados da Federação estavam governados por capitães e tenentes. Com o Estado sob o comando do capitão Seroa de Mota, um grupo de advogados, formado por João Hermógenes Matos, Benedito Barros e Luís Carvalho, formou o primeiro Conselho Provisório da OAB/MA.

Em 1º de setembro, o Conselho Seccional foi formado pelos advogados Luís Carvalho, Alcides Pereira, Crepory Franco, João Matos e Édson Brandão, sendo eleita, na mesma ocasião, a diretoria, que ficou constituída por Alcides Pereira (Presidente), João Matos (Secretário-Geral) e Édson Brandão (Tesoureiro). Foi o surgimento da Seccional Maranhense da OAB.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.