Tríduo Pascal

Missa dos Santos Óleos, celebração da unidade

Pelo segundo ano seguido, a Arquidiocese de São Luís, antecipa a missa solene, que abençoa e consagra os Santos Óleos, que são usados na administração dos sacramentos, como batismo e crisma

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Na mesma missa, os padres renovam as promessas sacerdotais feitas no dia da ordenação sacerdotal.
Na mesma missa, os padres renovam as promessas sacerdotais feitas no dia da ordenação sacerdotal. (Arquidiocese)

SÃO LUÍS - A Arquidiocese de São Luís celebra hoje, na Catedral da Sé, a Mis­sa dos Santos Óleos, também conhecida como Celebração da Uni­dade. Esta é uma das principais liturgias que antecedem o Tríduo Pascal do calendário católico. A celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário da Silva, e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Esmeraldo Barreto, e pelos demais padres e diáconos, com participação expressiva das 54 paróquias da Arquidiocese.

“Nesta celebração, todas as arquidioceses e dioceses reúnem seus bispos, diáconos, padres, religiosas, religiosos, junto a todo o povo de Deus, para abençoar e consagrar os Santos Óleos, que são usados na administração dos sacramentos do batismo, crisma, unção dos enfermos e ordenações ao lon­go do ano”, conforme explica o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Crizantonio Silva.

Na mesma missa, os padres renovam as promessas sacerdotais feitas no dia da ordenação sacerdotal. Assim, manifestam publicamente, diante do arcebispo, o desejo de continuar exercendo a missão de pastorear o povo de Deus, sob a orientação dos bispos e auxílio do Espírito Santo. Ainda, segundo o padre Crizantonio Sil­va, a Missa dos Santos Óleos “expressa a comunhão de toda a Arquidiocese em torno do mistério Pascal de Cristo, momento profundo de comunhão eclesial e de participação das comunidades, assim como, de valorização dos sacramentos da Igreja”.

Antecipação
A Missa dos Santos Óleos, tradicionalmente celebrada na ma­nhã da Quinta-Feira Santa, por permissão da Santa Sé, pode ser antecipada em alguns dias para favorecer a maior participação do povo de Deus. Devido às gran­des distâncias e dificuldade de acesso em algumas paróquias, principalmente na região continental, a Arquidiocese de São Luís resolveu antecipar a celebração em uma semana. Desta maneira, os padres podem participar da Missa dos Santos Óleos e retornar a tempo para prepararem as celebrações próprias da Semana Santa. Este é o segundo ano consecutivo em que a celebração dos Santos Óleos ocorre antes da Semana Santa. Outras dioceses do Maranhão também procedem assim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.