Evento

Maçonaria realiza 3ª Congregação Estadual

O evento tem o objetivo de exercitar os valores praticados e defendidos pela instituição. Serão discutidos temas atuais e presentes na sociedade, sem se distanciar das tradições da Maçonaria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Grão-Mestre João Soares Gomes Filho fala sobre o evento
Grão-Mestre João Soares Gomes Filho fala sobre o evento (Grão-Mestre João Soares Gomes Filho fala sobre o evento)

SÃO LUÍS - A Maçonaria, por meio do Grande Oriente do Brasil no Maranhão (GOB-MA) realiza amanhã e sábado (8), em São Luís, a terceira edição da Congregação Estadual, evento que tem o objetivo de exercitar os valores praticados e defendidos pela instituição. Durante a reunião, serão discutidos temas de relevância para a Maçonaria Universal, bem como para a Maçonaria no Brasil e para as Lojas Jurisdicionadas ao GOB-MA.

Serão discutidos temas atuais e presentes na sociedade, sem se distanciar das tradições da Maçonaria. Autoridades maçônicas e palestrantes participarão do evento, que resultará no posicionamento da Maçonaria Maranhense, vinculada ao Grande Oriente do Brasil (GOB). No fim do evento, será feita a Carta do Maranhão, que sintetizará todas as discussões e será enviada ao Fórum Nacional, em Brasília, durante a Suprema Congregação Nacional do GOB.

Importância

“Como se sabe, a Maçonaria é essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista, tendo como princípios a liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles nações, instituições ou etnias. A igualdade de direitos e obrigações dos indivíduos e dos grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade.A fraternidade de todos os homens, já que todos são filhos do mesmo Criador e como consequência, irmãos em todas as nações”, explicou o Grão-Mestre João Soares Gomes Filho.

O Grão-Mestre ressaltou ainda que a Maçonaria não é uma sociedade secreta. “Sua existência é amplamente conhecida. Autoridades de vários países lhe concedem personalidade jurídica e seus fins são amplamente difundidos. O único segredo que existe e não se conhece, senão por meio do ingresso na instituição, são os meios para se reconhecerem os maçons entre si, em qualquer parte do mundo e o modo de interpretar seus símbolos e os ensinamentos neles contidos”, complementou.

João Soares Gomes Filho esclarece ainda que a 3ª Congregação Estadual vai adotar ao longo dos dias a ferramenta do planejamento participativo, que tem o objetivo de “fazer uma Maçonaria mais forte, presente e atuante”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.