Programa espacial

Governo pretende enviar ao Congresso acordo sobre base de lançamento de Alcântara

O texto parado até o momento no congresso será refeito e enviado em maio

O EstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
A base tem localização privilegiada, considerada a melhor para lançamento de foguetes com satélites do planeta, por sua proximidade com a Linha do Equador.
A base tem localização privilegiada, considerada a melhor para lançamento de foguetes com satélites do planeta, por sua proximidade com a Linha do Equador. (foguete cla alcântara)

SÃO PAULO - O Governo Federal pretende enviar ao Congresso Nacional até maio uma nova versão do projeto que pretende permitir que governos de outros países utilizem a base de lançamento de Alcântara, no Maranhão. O governo pretende que a receita anual passe a U$$ 1,5 bilhão.

A base tem localização privilegiada, considerada a melhor para lançamento de foguetes com satélites do planeta, por sua proximidade com a Linha do Equador. Há conversas adiantadas com o Estados Unidos.

Segundo o brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, chefe de gabinete do Comando da Aeronáutica, os custo para manutenção da base são altos. “Estamos tento prejuízo com a base fechada”, disse.

O uso da base sempre foi alvo de várias polemicas e questionamentos desde o governo Fernando Henrique Cardoso. Em 2000, foi assinado um tratado, chamado de Tratado de Salvaguardas, que permitia aos americanos o uso com direito a sigilo total de seu equipamento. O PT à época se opôs. No governo Temer, O Itamaraty retomou os contatos com os americanos. O texto parado até o momento no congresso será refeito e enviado em maio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.