Incertezas

Duplicação da BR-135 será concluída em 2018

Obras deveriam ser concluídos neste mês e prazo foi fixado para abril do próximo ano;; Dnit nega que os trabalhos estejam paralisados, apenas em ritmo lento por causa das chuvas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Trecho da duplicação da BR-135, cujas obras devem ser concluídas em abril do próximo ano.
Trecho da duplicação da BR-135, cujas obras devem ser concluídas em abril do próximo ano. ( Trecho da duplicação da BR-135, cujas obras devem ser concluídas em abril do próximo ano)

SÃO LUÍS - As obras de duplicação da BR-135, na região de Bacabeira, sofreram um novo atraso e não serão mais concluídos em 2017. Anteriormente, a conclusão dos serviços estava prevista para este mês, entretanto, o prazo foi estendido em mais um ano e a finalização dos trabalhos ocorrerá em abril de 2018, de acordo com a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão responsável pelo serviço de duplicação da rodovia federal.

Na tarde de ontem, O Estado constatou canteiros de obras abandonados e sem nenhum trabalhador. No início do ano, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, esteve no Maranhão e anunciou, na cidade de Bacabeira, que a duplicação da primeira parte da BR-135, no trecho Campo de Peris, que foi iniciado em 2012, deveria ser finalizada até o segundo semestre deste ano, sem mais atrasos. Mas isso não vai mais ocorrer, informa o Dnit.

A superintendência do Dnit no Maranhão não informou os motivos que causaram mais esse atraso nas obras. O órgão garante que os serviços de duplicação da BR-135 não foram paralisados, mas adequados por causa das fortes chuvas que têm atingido a região, de forma que, neste momento, estão sendo executados somente os serviços que são possíveis de serem realizados no período chuvoso.

De acordo com o Dnit, já foi realizada toda a infraestrutura da pista de rolamento e foi feita a remoção da Ferrovia Transnordestina. As próximas etapas de obras serão a conclusão da pavimentação de 19 quilômetros da pista nova; a restauração da pavimentação da pista antiga; a finalização da travessia urbana de Bacabeira; e a conclusão dos viadutos que estão sendo construídos no trecho da duplicação.

Relembre

A obra de duplicação da BR-135 no Maranhão começou em 2012 e a previsão inicial era de que os serviços fossem concluídos em 2014, o que não ocorreu. Novos prazos foram estipulados, mas não foram cumpridos. Incluindo todos os reajustes e aditivos, o Governo Federal já investiu cerca de R$ 370 milhões na obra.

O Dnit disse que a disponibilidade do orçamento financeiro do Governo Federal impediu o avanço normal dos trabalhos, provocando atrasos. As obras foram retomadas em abril de 2016 e concentradas na construção do viaduto de acesso para a cidade de Rosário, no entroncamento da BR-135 com a BR-402, no município de Bacabeira.

Diversos políticos e autoridades já se manifestaram sobre a situação da BR-135, denunciando, inclusive, a paralisação das obras e ausência de prazo para que as atividades fossem recomeçadas.

Mais

A BR-135 é considerada uma das mais perigosas do Maranhão, já que registra constantes acidentes de veículos com mortes, especialmente no Campo de Peris. De acordo com um levantamento feito pelo Dnit, por dia circulam pelo local cerca de 17 mil veículos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.