PED

Com proximidade de eleição, candidatos a presidência do PT intensificam campanha

Disputam a presidência estadual da legenda cinco candidatos; Em são Luís, três estão na disputa pelo comando da direção

Carla Lima Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Presidente estadual do PT no Maranhão, Raimundo Monteiro, diz que 35 mil militantes estão aptos a votar no domingo
Presidente estadual do PT no Maranhão, Raimundo Monteiro, diz que 35 mil militantes estão aptos a votar no domingo (Raimun do Monteiro, presidente do PT)

No domingo, 9, militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) de todo o Brasil escolherão os nomes que comandarão o partido nos estados e nos municípios. No Maranhão, cinco nomes estão na disputa pela presidência estadual da sigla. Em São Luís, três candidatos estão em busca da presidência municipal petista

Na disputa pelo comando estadual do PT estão concorrendo o deputado estadual Zé Inácio, Augusto Lobato, Eri Castro, Paulo Romão e Francimar Lima. Os candidatos intensificaram suas campanhas internas na última semana.

Todos os candidatos a presidente estadual do PT no Maranhão defendem manter o partido unido para apoiar a candidatura à reeleição de Flávio Dino (PCdoB) em 2018.

O que ainda freia a tendência dos petistas é a possibilidade do PSDB continuar na base de aliança do governo Flávio Dino, o que, em tese, causaria problema para uma composição com o PT devido a disputa eleitoral em nível nacional.

Os tucanos serão, provavelmente, os adversários principais do PT no próximo ano.

Para eleger os membros da nova direção estadual, estão aptos a votar no domingo 35 mil filiados em todo o Maranhão, segundo informou o presidente estadual da sigla, Raimundo Monteiro.

A eleição petista, chamada de PED (Processo de Eleição Direta), ocorre das 8h às 17h em todos os municípios do Maranhão.

Além de escolher a direção estadual, os filiados irão escolher em cada cidade os membros da direção municipal.

Do PED sai ainda os nomes de 260 filiados que participarão do Congresso Nacional do PT, em maio, para a escolha do presidente nacional da legenda. A escolha dos delegados se baseia em indicação de cada chapa, que se dá proporcionalmente a quantidade de voto obtido por cada chapa.

Candidatos

A eleição no PT, como sempre, demonstra a fragmentação do partido. Zé Inácio, por exemplo, tem o apoio da ala chamada Construindo um Novo Brasil (CNB) representado nesse caso pela candidatura à reeleição do presidente petista em São Luís, Fernando Magalhães.

Mas o deputado não conseguiu apoio de toda ala já que o vereador Honorato Fernandes, que também é da CNB, é candidato a presidente municipal.

Augusto Lobato, o mais governista entre os cinco candidatos, tem o apoio do deputado federal Zé Carlos e do secretário estadual de Direitos Humanos, Francisco Gonçalves.

O petista Paulo Romão tem o apoio do secretário estadual de Esportes, Márcio Jardim.

São Luís

Em São Luís disputam a presidência do PT três candidatos: Fernando Lima, que buscar ser reconduzido pela terceira vez a presidência municipal, o vereador Honorato Fernandes e o militante Carlito Reis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.