Investigação

Armas e munições apreendidas em poder de um militar é alvo de investigação

Com o cabo David Pacheco e companheiros, foram encontrados ainda colete balístico, balaclava e binóculos; homens foram autuados por associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e liberado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Armamento encontrado com policial militar e ex-candidato a vereador foi apreendido pela polícia
Armamento encontrado com policial militar e ex-candidato a vereador foi apreendido pela polícia (armamento)

A equipe da Delegacia de Polícia Civil de São José de Ribamar começou ontem a investigar a procedência das armas de fogo, munições, balaclava (máscara de tecido), colete balístico e binóculos apreendidos em poder do cabo da Polícia Militar, David Santos Pacheco, de 30 anos; do ex-candidato a vereador de São Luís na eleição de 2016 Joherbeth Gomes Silva, de 33 anos; de Aretiano da Silva, de 22 anos, e Sidney Jorge Santana, de 28 anos, durante uma incursão policial ocorrida na Estrada da Mata, na Vila Sarney, no começo da noite de terça-feira, 4.

O delegado titular Jader Alves informou que ficou ciente do caso ainda na manhã de ontem e o delegado plantonista da Delegacia do Maiobão, Fernando Ferreira, realizou o auto de prisão em flagrante por associação criminosa e porte ilegal de armas de uso restrito e liberado. “Como a abordagem policial ocorreu dentro da circunscrição de São José de Ribamar, o fato vai ser investigado pela delegacia desta cidade”, explicou Jader Alves.

Ele também frisou que ainda ontem o cabo foi encaminhado para a sede do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau, onde vai ficar preso, à disposição da Justiça, enquanto os outros homens foram encaminhados para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. “O trabalho da nossa equipe vai começar para tentar identificar a origem dessas armas e munições”, disse o delegado.
Abordagem

Os policiais do 13º Batalhão da Polícia Militar, que atuam nas cidades de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, receberam informações por meio do Disque-Denúncia no final da tar­de de terça-feira, 4, de que havia homens armados transitando na Vila Sarney em um veículo Kia preto de placas NIM-5582, do estado do Piauí.

Os policiais realizaram incursões e abordagens nessa localidade. O carro desse bando somen­te foi abordado pelos mi­litares no começo da noite, na Estrada da Mata, nas proximidades de uma empresa vendedora de água mineral, nesse bairro.

Como a abordagem policial ocorreu dentro da circunscrição de São José de Ribamar, o fato vai ser investigado pela delegacia desta cidade”Jader Alves, delegado titular da Delegacia de Polícia Civil de São José de Ribamar

Um dos primeiros a sair do veículo foi David Santos e se apresentou como policial militar, lotado no Serviço de Inteligência. Ele estava em companhia de Joherbeth Silva, Sidney Santana e Aretiano da Silva. Em revista realizada no carro, os militares encontraram duas pistolas, 78 munições de calibres 40, 380 e 12; três balaclavas, um colete balístico e um binóculo.

Todos os abordados foram detidos e conduzidos ao Plantão de Polícia Civil da Delegacia do Maiobão. A polícia também informou que Joherbeth Silva é comerciante na área do Coroadinho. Ele foi candidato a vereador por São Luís no ano passado, pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), e obteve 1.827 votos.

Outra versão
Segundo informações de testemunhas, Joherbeth Silva é filho de um policial militar aposentado e possui um terreno, localizado na Vila Sarney, mas recentemente teria sido invadido. Na última ter­ça-feira, ele teria convidado os outros homens para desapropriarem esse terreno e, na volta, foram abordados pela guarnição do 13º Batalhão da Polícia Militar. Esta versão está sendo investigada pela Polícia Civil.

O Estado entrou em contato, na manhã de ontem, com a assessoria do Governo do Estado para sa­ber mais informações sobre o caso, mas até o fechamento desta edição não obteve sucesso.

SAIBA MAIS

Material apreendido
2 pistolas 380
78 munições de calibres 40, 380 e 12
3 balaclavas
1 colete balístico
1 binóculo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.