Problemas

Via de acesso a conjunto habitacional cede após chuvas

Residencial Piancó foi entregue há menos de três anos, e moradores se preocupam com a qualidade do material utilizado em sua estruturação, uma vez que a avenida já sofreu danos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Via danificada pela chuva teve de ser reparada pela empresa que fez a obra.
Via danificada pela chuva teve de ser reparada pela empresa que fez a obra. (via danificada)

SÃO LUÍS - Entregue em dezembro de 2014, ou seja, há pouco mais de dois anos, o Residencial Piancó VII, conjunto habitacional construído pela Prefeitura de São Luís por meio do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, já apresenta problemas em sua estrutura. As fortes chuvas dos últimos dias fizeram a via de acesso ao conjunto ceder, colocando em risco a segurança dos moradores. A empresa responsável pela construção das moradias já iniciou os reparos, mas os moradores temem novos desmoronamentos.

A avenida que fica na lateral dos prédios do Residencial Piancó VII margeia uma barreira onde a água se acumula como se fosse uma pequena lagoa. As chuvas fortes registradas na última semana em São Luís fizeram a cobertura de asfalto e o calçadão da pista cederem, formando uma cratera. “Ninguém esperava que isso fosse acontecer porque a gente mudou para cá tem só dois anos”, comenta a moradora Herondina Araújo.

Por causa disso, os moradores ficaram com medo de a barreira ceder ainda mais e chegar ao muro do conjunto habitacional e atingir os prédios. “Todo mundo aqui estava com medo de acontecer algum acidente. Ontem [noite de terça-feira para quarta-feira], choveu durante toda a madrugada. E toda essa chuva é capaz de piorar a situação”, disse Herondina Araújo.

Os moradores informaram a situação à Defesa Civil Municipal. O órgão notificou a Caixa, e a empresa responsável pela construção do conjunto habitacional começou obras de reparo no local na segunda-feira, dia 3. Mas os moradores ainda têm receio. “Se já estão fazendo reparos é porque a obra não foi bem feita. E se aparecer outros problemas ou problemas nos outros conjuntos”, questiona Herondina Araújo.

A Prefeitura de São Luís entregou as chaves do Residencial Piancó VII no dia 30 de dezembro de 2014. O conjunto tem 496 unidades habitacionais, tipo apartamento, das quais 108 foram destinadas a atender famílias de área de risco do Sá Viana, inscritas no Programa Bacia do Bacanga, contratado pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe) junto ao Banco Mundial.

Cada imóvel possui 42 metros quadrados com seis compartimentos, sendo sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. A estrutura conta ainda com guarita de segurança, área de lazer com quadra de esporte coberta e espaço para eventos, também coberto. O entorno dos condomínios recebeu ainda obras de infraestrutura de ruas pavimentadas, abastecimento de água, drenagem pluvial e energia elétrica.

SAIBA MAIS

O Residencial Piancó é composto de oito conjuntos habitacionais, totalizando 2.144 apartamentos. O conjunto fica na área Itaqui-Bacanga, situado entre os bairros Vila Embratel e Sá Viana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.