Mandato

Deoclides Macedo volta à Câmara Federal

Suplente de deputado federal do PDT retorna a Casa no lugar de Julião Amin, do mesmo partido, que vai reassumir pasta no governo de Flávio Dino

Carla Lima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Deoclides Macedo assume novamente na Câmara Federal.
Deoclides Macedo assume novamente na Câmara Federal. (Deoclides Macedo)

BRASÍLIA - O suplente de deputado federal Deoclides Macedo (PDT) reassume o mandato na Câmara Federal. Ele ficará na vaga de Julião Amin, também do PDT, que reassumirá a Secretaria Estadual de Economia Solidária.

Macedo assumiu o mandato em 2015 mediante a um impasse jurídico sobre a competência de julgamento de contas de gestão de prefeitos. Explica-se: Deoclides Macedo tem contas de sua gestão em Porto Franco desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) o que levou a Justiça Eleitoral indeferir o registro de candidatura do pedetista ainda em 2014.

Ainda em 2015, a liminar que sustentava o registro de Macedo caiu e ele teve que deixar a Câmara Federal já que com a anulação de seus mais de 55 mil votos, assumiu o mandato o deputado do PMDB, Alberto Filho.

Ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a competência para julgar contas de gestão é das Câmaras Municipais, o que fez com que o registro de Deoclides Macedo fosse considerado válido e seus votos computados.

Com isso, o PDT ficou com a vaga na Câmara Federal. O titular, Julião Amin, assumiu na Casa e agora se licencia para reassumir a Secretaria de Economia Solidária no governo de Flávio Dino (PCdoB).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.