Abandono de animais

Animal abandonado é atacado por cão e causa comoção nas redes sociais

O jumento ficou com muitos ferimentos; populares evitaram que o animal morresse e conseguiram afastar o cão que atacava o equino

Adriano Soares/ OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Momento do ataque de cão ao jumento.
Momento do ataque de cão ao jumento.

SÃO LUÍS – Um caso chamou a atenção na manhã de segunda-feira (3). Um jumento foi atacado por um cão, da raça rottweiler, na avenida Daniel de La Touche, no Cohajap.

LEIA TAMBÉM:

Animais sofrem abandono e maus-tratos em São Luís

Faltam leis sérias contra maus-tratos a animais e ações do poder público

O vídeo, que mostra o momento do ataque, foi compartilhado por muitas pessoas nas redes sociais e acende um alerta a todos os donos de cães para que tenham mais cuidado ao saírem com seus bichos.

O jumento ficou com muitos ferimentos. Populares evitaram que o animal morresse e conseguiram afastar o cão que atacava de forma violenta o equino.

Resgatado, o jumento recebeu os primeiros atendimentos por pessoas de um grupo que ajuda os animais. Remédios nas feridas, comprimidos anti-inflamatórios e uma coleira repelente, que evita os mosquitos, foram dados ao bicho.

Animal se encontra em um sítio, mas precisa de cuidados veterinários.
Animal se encontra em um sítio, mas precisa de cuidados veterinários.

Uma das pessoas que ajudou o jumento após o ataque, foi a contadora Jéssica Castro, de 26 anos. Ela é idealizadora do Instituto Social de Apoio ao Próximo (Isap), que tem como objetivo ajudar organizações que cuidam de pessoas e animais em situação de vulnerabilidade. Por coincidência, a jovem estava no local na hora em que o animal foi atacado.

A contadora conta que as pessoas que trabalham nas lojas próximas do local também ajudaram o animal indefeso. Segundo informações dos populares, a dona do cachorro não prestou nenhum tipo de socorro ao jumento. Logo que o ataque foi contido, ela foi para casa e não voltou para ajudar.

Abandonado, o jumento foi levado para um sítio, localizado na estrada de Ribamar. Contudo, ele ainda precisa de cuidados médicos especializados. Segundo Jéssica Castro, nenhum profissional da área veterinária se propôs, ainda, a ajudar o animal.

De acordo com a contadora, a coordenadora do Centro de Zoonoses, mas não obteve resposta sobre o caso. Agora, o Isap pretende acionar o dono do cachorro para que ele ajude no custeio do tratamento do jumento.

Segundo populares, além do jumento atacado, outro animal também está abandonado no mesmo local. Com um agravante, a fêmea está grávida.

O caso, reacende uma triste realidade vivenciada em São Luís. A situação de vulnerabilidade dos animais. O Estado já mostrou por diversas vezes os casos de abandonos de bichos por toda a cidade.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), informou a equipe de O Estado, que a Blitz Urbana realiza operações de fiscalização para identificar animais de grande porte que estejam em vias públicas da capital, e que a responsabilidade sobre os cuidados e acomodação desses animais é dos proprietários. A Secretaria esclarece ainda que, em caso de descumprimento dessas normas, os proprietários desses animais estarão sujeitos a multa.

Uma pessoa registrou o ataque ao jumento. 😭 No post anterior tem mais informações.

Uma publicação compartilhada por 💜 IsaP 💙 (@isap.amor) em


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.