Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
A SEMANA QUE PASSOU foi de festa para José Sobral Neto e sua esposa Gabriela. É que ele recebeu a maior homenagem que um não maranhense de nascimento pode receber: a Assembleia Legislativa do Estado lhe outorgou o Título de Cidadão Maranhense. Após a solenidade, o casal recebeu um grupo de amigos para almoço
A SEMANA QUE PASSOU foi de festa para José Sobral Neto e sua esposa Gabriela. É que ele recebeu a maior homenagem que um não maranhense de nascimento pode receber: a Assembleia Legislativa do Estado lhe outorgou o Título de Cidadão Maranhense. Após a solenidade, o casal recebeu um grupo de amigos para almoço
A Miss Maranhão Deyse Danne segue firme com a coroa e cumpre agenda movimentada, que inclui a participação em diversos eventos. Na foto, ela com a empresária Fabiana Matos, em recente evento em São Luís
A Miss Maranhão Deyse Danne segue firme com a coroa e cumpre agenda movimentada, que inclui a participação em diversos eventos. Na foto, ela com a empresária Fabiana Matos, em recente evento em São Luís

Gerente de projetos
O ISAN/FGV recebe neste mês a professora Vanessa Janni, que vem ministrar a disciplina Marketing de Projetos e Matemática Financeira no MBA em Gerenciamento de Projetos.
Num mundo cada vez mais projetizado é necessário ter certificações profissionais.
Elas garantem que os gerentes de projeto estejam prontos para atender às demandas de projetos em todo lugar do mundo.

Sem nexo
Oportunistas forçam em duas frentes: as aprovações do financiamento de campanhas e do voto em listas fechadas e preparadas pelos partidos.
Resumo: o dinheiro sairia do nosso bolso, mas sem a possibilidade de escolha dos candidatos preferidos para a Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas.
A definição caberia apenas aos partidos com uma lista preestabelecida pelas cúpulas.

Intercâmbio
Criado inicialmente para ser um congresso mundial de comunicação pela visionária Yanina Dubeykovskaya, o World Communication Forum / WCF acabou se transformando
em uma Associação mundial que fomenta através de eventos e troca de experiências o futuro da indústria da comunicação corporativa global.
Em sua sétima edição esse ano, o Forum foi realizado na cidade suíça de Genebra e também contou com a solenidade de premiação do troféu C4F / Communication For Future, em um jantar de gala no Hotel Beau Rivage.
Entre as empresas parceiras do WCF, destaca-se a empresa maranhense InterMídia Comunicação Integrada, de Adriana e Danielle Vieira; que desde o ano de 2015 mantém esse estreito intercâmbio com o seleto time de grandes agências globais de comunicação dessa associação.

Delícias do Mar
O Sebrae no Maranhão está na reta final da organização do Festival Gastronômico Delícias do Mar, que acontecerá a partir desta quarta-feira, 5 até o dia 23 abril.
Desta vez, a iniciativa alcançará nove municípios da ilha e do litoral ocidental maranhense pelo paladar e pela tradição à mesa.
Tome nota: serão 62 opções de cardápio oferecidas por 47 restaurantes participantes que apresentarão a diversidade da utilização de frutos do mar e de ingredientes típicos do Maranhão na realização de pratos únicos e com o toque especial do chef de cada um dos restaurantes que aderiu ao Festival.

Odair vem aí
Esta semana, São Luís receberá um dos mais emblemáticos cantores e compositores do Brasil. Odair José vai desembarcar na Casa das Dunas, na Avenida Litorânea, nesta sexta-feira, para um grande show.
Na oportunidade, ele cantará, por exemplo, composições do disco “Gatos e Ratos” e temas que marcaram sua obra, como “Nunca Mais”, “Eu Vou Tirar Você Deste Lugar”, “Cadê Você” e muito mais.
O artista, tido como um dos ícones da música brega nacional, está percorrendo diversas cidades brasileiras. No dia seguinte, por exemplo, se apresentará em Belém do Pará.

Palestra sobre negócios no COC
Quem ministra, nesta quarta-feira, palestra intitulada “Transformando negócios em sucesso”, às 19h, no COC, no Calhau,
é a coach Diana Gaspar, gestora e instrutora na Caixa Econômica Federal e pós-graduada em Gestão de Negócios e Gestão de Pessoas em Ambiente de Mudanças. Com experiência de mais de 16 anos em Gestão de Resultados, de Processos e de Pessoas, ela ainda contabiliza mais de oito anos
em atuação como instrutora à frente de treinamentos comportamentais.

TRIVIAL VARIADO

Um dos itens que agradou bastante aos convidados do bailinho Aleluia ao Pôr do Sol, dia 15 de abril, no Rio Poty Hotel: o horário do início do evento: 15h, quando todo mundo já estará disposto para curtir o sábado com a toda a sua intensidade de alegria.

Outro ítem que caiu no gosto da maioria: o traje esporte bem colorido, realçando o clima tropicaliente de São Luís.

Se os produtores dos estúdios de Hollywood descobrirem os pendores de muitos políticos brasileiros, virão com contratos na mão. Começa pela capacidade na arte de simular.

Conceito que balança: em 20 Estados – o Maranhão incluído, lamentavelmente – existem denúncias contra conselheiros de
Tribunais de Contas.

A cada dois anos, os eleitores escolhem o produto exposto, muitas vezes falsificado. Usando uma imagem, votam no príncipe e aparece um sapo.

Manobra nos bastidores pretende restabelecer a chance do troca-troca de filiações partidárias. Teríamos nova temporada da gangorra de siglas e negócios por baixo do pano.

A primeira panela de pressão surgiu em 1679, mas nunca foi tão utilizada como na atual política brasileira.

No próximo domingo, o PT fará teste de mobilização dos filiados: serão eleitos os novos integrantes dos diretórios municipais.

A edição de número 39 da Revista Deluxe será lançada na quinta-feira desta semana.
O coquetel acontecerá às 19h, na loja Damiipratii, localizada no Calhau.

A empresária Patrícia Maranhão, que conduz com maestria a empresa Selecta Clean, é agora uma das diretoras da Associação das Mulheres Empreendedoras do Maranhão (AME), entidade com ativo papel social no campo empresarial local.

São Luís vai receber o cantor Bello, fará show no dia 22 deste mês, na Nova Batuque.

DE RELANCE

Sem rodeios
A necessária reforma política pode se restringir a medidas que eliminem negociações indigestas que ofendem o bom senso. É preciso limitar o número de partidos, pondo na ilegalidade os de aluguel, além de exigir fidelidade à mensagem ideológica.

Transformistas
A cada eleição, fica evidente que as melhores técnicas de venda são aplicadas. Os candidatos se transformam artificialmente em produtos e os eleitores ficam reduzidos à mera condição de consumidores. Tudo isso empobrece o processo, com riscos e prejuízos evidentes. É o que precisa mudar no próximo ano.

Buscando a transparência
São incontáveis as obras públicas paralisadas em todo o País, que representam grandes desperdícios. O dinheiro não pertence aos maus administradores, mas ao povo, que merece ser informado. Instituições da sociedade civil deveriam se quotizar, criando painéis para exposição em locais públicos com a relação das obras inacabadas. Talvez façam despertar os relapsos.

Dois lados da moeda
Os que hoje criticam a terceirização nas relações de trabalho, por se oporem ao atual governo, aplaudiram o programa Mais Médicos. Nas gestões anteriores, o Brasil nada mais fez do que aceitar que os cubanos viessem sem contratação direta. O governo de Castro terceirizou tudo.

Buscando a transparência
São incontáveis as obras públicas paralisadas em todo o País, que representam grandes desperdícios. O dinheiro não pertence aos maus administradores, mas ao povo, que merece ser informado. Instituições da sociedade civil deveriam se quotizar, criando painéis para exposição em locais públicos com a relação das obras inacabadas. Talvez façam despertar os relapsos.

Coworking
No Brasil, parece que pegou a moda dos coworkings. O conceito diz respeito a uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho, que reúna pessoas a fim de trabalhar em um ambiente inspirador. No país, contam-se mais de 100 espaços. Em São Luís, quem trabalha nesse sistema é o espaço Ilha Medical, no Shopping da Ilha, recentemente inaugurado. No mundo todo, estima-se que já existam mais de 4 mil espaços em funcionamento.

Educação Continuada
O Clube de Engenharia do Maranhão realizou ontem a reunião para lançamento do Calendário do Programa de Educação Continuada 2017, em sua sede, localizada na Avenida dos Holandeses, no Calhau. Na oportunidade, entre outras coisas, o Calendário foi apresentado aos líderes acadêmicos dos cursos de Engenharia de São Luís.

Biomas na campanha
O Senado também celebrou o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2017. O tema da campanha deste ano é “Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida”. O lema é “Cultivar e guardar a criação”. Com a campanha, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Igreja Católica chama a sociedade para tratar com respeito a natureza e dar atenção aos diferentes biomas brasileiros.

Vale refletir com Paulo Sternick:
“Na própria vivência que temos de nós mesmos, convivemos com um estranho que somos nós”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.