Desilusão sindical

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39

Numa das mais contundentes críticas ao governo Flávio Dino (PCdoB) nestes quase três anos de mandato, o Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol) classificou a gestão comunista de “governo da propaganda, da mídia, da ilusão” e desqualificou todo o sistema de segurança pública de Flávio Dino.
A crítica do Sinpol torna-se mais dura porque o sindicato esteve com Flávio Dino nas eleições de 2014 e apostava todas as fichas no discurso de modernização do sistema e valorização dos profissionais do setor.
Mas tudo não passa de propaganda, segundo lembra a nota. “Embaladas por soluções paliativas, as propagandas da gestão estadual, com suas novas viaturas mostradas à exaustão ou mesmo com suas formaturas de novos, mas insuficientes pelotões, querem fazer crer que o Governo do Estado está preocupado com a segurança e que tem nesta uma de suas prioridades. História contada, falácia revelada!”, diz o documento.
O governador anunciou ontem, durante ato de nomeação de novos policiais e bombeiros, que haverá concurso para a Segurança ainda este ano, mas não deu detalhes do certame.
A desilusão do Sinpol é a mesma que vivem os professores abrigados no Sinproessema, que também vestiu a camisa do comunismo em 2014. Mas também não será o único.
Além deles, outras categorias mostram-se insatisfeitas com a política estadual para os servidores. E prometem fazer paralisação conjunta, de advertência, abrigados em uma série de sindicatos - Sintsep, Sindspen, Sindisesma, Sinfa-MA, SindisFunac, Simoema, SintUema, Sindet, SindUema, Sintag, Aspem, Adepol, Audima e AAgpen - na próxima quinta-feira, 5.
São categorias que vestiram a camisa do comunismo em sua maioria e que hoje, a exemplo de Sinproessema e Sinpol, também sofrem a desilusão com o governo.
Resta saber até quando durará a chateação, já que o Maranhão encontra-se às vésperas de mais um período eleitoral.

Sindjus
De todos os sindicatos decepcionados com Flávio Dino, nenhum sofreu tanto nas mãos comunistas quanto o Sindicato dos Servidores do Judiciário.
O Sindjus teve até representante na campanha de Dino, mas não conseguiu, mesmo assim, garantir conquistas dos seus filiados.
O sindicato ainda age com certa cautela em relação ao governo que apoiou, mas há grupos internos que defendem a radicalização.

Onde está?
Uma campanha sobre a política salarial do Governo do Estado ganhou as redes sociais de internet desde ontem.
O banner faz um desafio ao governo: que mostre algum contracheque de professor da rede estadual com vencimentos de
R$ 7,2 mil.
A propaganda do PCdoB tem afirmado que o salário do professor no Maranhão está neste patamar e que a categoria docente é a mais bem paga do país.

Consolidado
O deputado Zé Inácio praticamente consolidou-se como virtual presidente do PT maranhense.
Em lançamento de candidatura, no último sábado, ele conseguiu reunir em uma casa de eventos até mesmo representantes de chapas adversárias.
Muitas dessas lideranças garantiram ao parlamentar apoio em um eventual segundo turno nas eleições internas do PT.

Dois caminhos
Apesar de já ter declarado que pretende permanecer no PSB para a disputa de 2018, o senador Roberto Rocha continua de olho no comando do PSDB maranhense.
E tem observado com maior cuidado a articulação interna no ninho tucano em favor do prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva.
Rocha quer ter em seu palanque tanto os socialistas do seu partido quanto os tucanos, da legenda à qual ele pertenceu ao longo da história.

Quem liga?
Pouca gente deu importância à especulação de que o prefeito de Ribamar poderia vir a ser candidato do PSDB.
Pouco afeito a arroubos políticos, Luis Fernando dificilmente encararia uma disputa com Flávio Dino, ainda que seu partido desse todas as garantias.
Sobretudo agora, que tem uma gestão totalmente alinhada ao projeto comunista de poder.

Respiro
Depois da exposição negativa de ter virado réu em processo no Supremo Tribunal Federal, o deputado Weverton Rocha (PDT) prepara ação de contraponto.
Ele quer reunir na próxima semana, em Barra do Corda, um número grande prefeitos para avalizar sua candidatura ao Senado.
Ocorre que há setores do governo Flávio Dino já atuando para esvaziar o encontro.

“Fala, Professor'
A Rádio Web Justiça do Maranhão transmite hoje, a partir das 8h45, o programa “Fala, Professor”, que discutirá aspectos da Lei de Iniciativa Popular.
O comunicador e professor de Direito Heraldo Moreira falará sobre o número mínimo de assinaturas e de estados participantes necessários para o anteprojeto de lei.
O “Fala, Professor” tem uma edição inédita toda terça-feira, às 8h45 e 14h45, e reapresenta programas com temas anteriores nos mesmos horários, na quarta e na quinta.

E MAIS

• O prefeito Edivaldo Júnior pretende envolver-se diretamente na campanha do PDT, em todos os níveis, nas eleições de 2018.

• Uma pane nos serviços de internet e comunicação causada por uma prestadora de telefonia provocou ontem a suspensão do expediente no Fórum de São José Ribamar.

• O diretor do Fórum de Ribamar, juiz Marcelo Libério, determinou o fim do expediente às 14h, já que, em regra, as atividades processuais se dão via sistema virtual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.