Igreja Católica

Procissões marcam preparatório da Semana Santa em São Luís

Centenas de fiéis participaram das procissões da Fugida e do Encontro, rituais simbólicos em homenagem à Quaresma, cujos cortejos partiram da Igreja de Santo Antônio e da Igreja da Sé, percorrendo as ruas do Centro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Imagens de Jesus Cristo e de Nossa Senhora se encontram em frente à Igreja do Carmo, após terem saído das igrejas da Sé e de Santo Antonio
Imagens de Jesus Cristo e de Nossa Senhora se encontram em frente à Igreja do Carmo, após terem saído das igrejas da Sé e de Santo Antonio (Procissão)

O fim de semana foi marcado por dois rituais simbólicos em homenagem à Quaresma, sendo o primeiro a Procissão da Fugida, no sábado, 1º, e o segundo, a Procissão do Encontro, ontem, mobilizando centenas de fiéis e as paróquias da Igreja de Santo Antônio e da Igreja da Sé
Como parte da programação alusiva à Semana Santa, no sábado, centenas de pessoas participaram da tradicional Procissão da Fugida, cujo cortejo partiu da Igreja de Santo Antônio em direção à Catedral Metropolitana de São Luís (Igreja da Sé).
Na Procissão da Fugida os fiéis seguiram no trajeto reverenciando a imagem do Bom Jesus dos Navegantes, percorrendo as ruas do Centro, até chegar à Praça Dom Pedro II. A Procissão da Fugida representa, dentro da simbologia quaresmal, o recolhimento de Jesus para o Monte das Oliveiras, para rezar e se preparar para a via dolorosa.
Ontem, dois grupos de pessoas partiram, simultaneamente, por volta das 17h, das igrejas da Sé e de Santo Antônio, durante a Procissão do Encontro. O primeiro acompanhou a imagem de Jesus Cristo e o segundo, de Nossa Senhora. O encontro propriamente dito foi em frente à Igreja do Carmo, onde o padre Heitor Moraes, da paróquia de Santo Antônio, fez um sermão simbolizando as sete últimas palavras de Jesus na cruz. Depois, os dois grupos seguiram em procissão pelas ruas até a Igreja de Santo Antônio e, no percurso, relembraram três quedas de Jesus Cristo durante a Via Sacra.

Simbologia
De acordo com o padre César de Sousa, da Igreja da Sé, a Procissão do Encontro tem uma simbologia especial dentro da Semana Santa. É quando Jesus Cristo, assumindo todo o peso da humanidade, encontra Maria, e esta lhe conforta, dando-lhe força para que ele continue a caminhada, com a cruz sobre as costas.
“Essa é uma das procissões mais antigas do calendário cristão e, aqui em São Luís, mantemos a tradição. Ela tem um forte apelo simbólico. Entre outras coisas, nos convida a uma reflexão sobre diversos problemas atuais porque passa a humanidade. A imagem de Maria, por exemplo, representa todas as mães, inclusive aquelas que se doam em sacrifícios ao lado de filhos que percorrem caminhos difíceis na vida”, disse o padre.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.