Balneabilidade zero

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) provocou a ira do Palácio dos Leões, no fim de semana, ao voltar a alertar para o que considera engodo do governo Flávio Dino (PCdoB) em relação à suposta despoluição das praias de São Luís.
Aproveitando-se da estiagem do segundo semestre do ano passado, os comunistas alardearam que as praias estavam despoluídas, baseando-se em laudos semanais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.
Ocorre que as chuvas se intensificaram em São Luís desde o início do ano, o que levou o Executivo a admitir, inicialmente, alguns pontos impróprios. Como a intensidade das precipitações não diminuiu, o resultado foi o óbvio: o mais recente levantamento aponta que todas as praias de São Luís estão impróprias.
O caso despertou uma criativa ação do parlamentar do Partido Verde: justamente no dia 1º de abril, ele voltou à Avenida Litorânea e gravou um vídeo no qual lamentou o fato de que a tal despoluição não passa de propaganda governista.
Adriano Sarney condenou a falsa versão de que as praias têm plenas condições de banho por ações do governo.
- Em defesa da população, sempre alerto as pessoas sobre as propagandas enganosas do governo comunista. Faltar com a verdade é irresponsabilidade com a saúde pública. Estou de olho! Bom final de semana –, destacou ele em uma postagem nas redes sociais.
O Palácio não curtiu.

Bem acompanhado
O governador Flávio Dino (PCdoB) fez na sexta-feira, 31, um périplo por São Paulo. Visitou o Instituto Lula e a Folha de S. Paulo.
Durante as agendas, esteve acompanhado do seu secretário de Comunicação, Márcio Jerry (PCdoB), e de um certo Ednilson Machado.
O Edi, como é conhecido, já assessorou José Dirceu (PT) e o notório Nestor Cerveró, por quem foi contratado em 2014 para um media training antes de um depoimento na CPI da Petrobras.

Bem acompanhado II
Enquanto assessor de Dirceu, Machado teria articulado, por exemplo, a estratégia de tentar vitimizar o PT no auge da crise do Petrolão.
A estratégia? Atribuir a adversários o lançamento de uma bomba na sede do Instituto Lula. O caso foi denunciado pelo jornalista Felipe Moura Brasil, da Veja.
Em São Paulo, acompanhava Dino como colaborador da Informe Comunicação Integrada, empresa contratada pelos Leões para cuidar da imagem do comunista na mídia nacional.

Inacreditável
Prefeito de São Luís há quatro anos e já no início do seu segundo mandato, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) ainda hoje culpa antecessores por problemas da sua gestão.
O pedetista usou esse argumento para justificar o desmoronamento dos telhados de duas escolas da capital na semana passada.
- Recebemos uma rede escolar com problemas sérios e completamente sucateada -, disse ele, segundo material oficial disparado pela Secretaria Municipal de Comunicação.

Sacudir
O ex-prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira caiu nas graças da juventude tucana.
Nome preferido da ala jovem para presidir o partido, ele gravou mensagem em vídeo que foi exibido no encontro da JPSDB realizado na semana passada.
- O partido precisa de vocês, dessa coragem, desse ativismo, para gente dar uma sacudida no PSDB aqui no Maranhão – disse o ex-prefeito.

CNJ no Maranhão
Uma equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) encerrou trabalhos de inspeção ordinária no Tribunal de Justiça do Maranhão, na sexta-feira, 31.
Juízes e assessores designados pelo órgão coletaram dados do 1º e 2º Graus, judiciais e administrativos, ao longo de toda a semana.
As informações serão analisadas e integrarão um relatório que será entregue pelo corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio Noronha.

Greve à vista
Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) decidiram em Assembleia Geral deflagrar greve da categoria.
O movimento está marcado para começar no dia 24 de abril, com uma pauta de reivindicações de 10 itens.
A paralisação, no entanto, só será efetivamente iniciada se o Governo do Estado não apresentar uma “proposta razoável para as reivindicações da categoria”.

Violência nas alturas
Dados do próprio sistema de segurança do Governo do Maranhão apontam que a violência segue nas alturas na Região Metropolitana de São Luís.
Segundo o mais recente relatório oficial, o mês de março terminou com um total de 63 mortes violentas na Grande Ilha. São mais de duas por dia.
E a média, ao que tudo indica, deve se manter em abril: só no primeiro fim de semana do mês, que começou no sábado, 1º, já foram mais três casos registrados.

E MAIS

• Ednilson Machado, o acompanhante de Flávio Dino e Márcio Jerry em São Paulo, já esteve no Palácio dos Leões, em setembro do ano passado.

• Aos mais próximos, o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) já fala até em candidatura ao governo, mas deve ser mesmo candidato a deputado federal.

• Pouca gente acreditou na pesquisa divulgada pelo governo dando conta de 60% de aprovação da gestão Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.