Mudança

TV Mirante inicia ampla campanha para desligar sinal analógico no MA

Neste domingo, a afiliada da Rede Globo começa a esclarecer a população maranhense sobre a mudança para o sinal de TV digital, que oferece mais qualidade de som e vídeo; o desligamento do sinal da TV analógica começará a partir de 28 de março de 2018

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Torre da TV Mirante, no pátio externo da emissora, afiliada da Globo
Torre da TV Mirante, no pátio externo da emissora, afiliada da Globo (Torre da TV Mirante, no pátio externo da emissora, afiliada da Globo)

A Rede Mirante de Televisão possui cinco emissoras afiliadas à Rede Globo, que são líderes absolutas em seus mercados. Com 2017 municípios cobertos e quase 7 milhões de telespectadores potenciais, a Mirante oferece uma programação com a cara do Maranhão. E a partir de 28 de março de 2018, os telespectadores da emissora começarão a ter o sinal da TV analógica desligada para ganhar mais qualidade de som e vídeo com o sinal de TV digital. Neste domingo, 2, é o marco zero de desligamento do sinal analógico. A partir de agora, a TV Mirante inicia uma ampla campanha de divulgação da mudança de sinal para esclarecer a população maranhense.

A TV Mirante fará uma ampla campanha para informar a população por meio de peças publicitárias, informes e reportagens em todos os veículos do Grupo Mirante. Inicialmente, receberão o alerta as cidades das áreas de Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento, São José de Ribamar e São Luís, que terão o sinal analógico desligado dia 28 de março de 2018, conforme o cronograma estabelecido. “A primeira cidade a ter o sinal desligado será São Luís e ela arrasta consigo as cidades da região metropolitana e outros municípios próximos”, informa Edson Lima, diretor de Engenharia do Grupo Mirante.

Somente a TV Mirante São Luís tem quase 3 milhões de telespectadores potenciais. Na área de cobertura da emissora são mais de 780 mil domicílios com televisão. Ao todo, 81 municípios são cobertos pela TV Mirante São Luís. É a maior cobertura entre as emissoras da rede, representando quase 40% das cidades maranhenses.

Campanha

A campanha de desligamento da TV analógica é obrigatória e começa um ano antes da implantação do sistema digital em cada município. Em São Luís, o marco zero da campanha será o domingo, dia 2 de abril. “O cronograma de desligamento do sinal analógico e mudança para o digital foi definido pela portaria 378/2016, do Ministério das Comunicações, que definiu que 360 dias antes do desligamento seja feita uma campanha para informar a população sobre a mudança”, explica Edson Lima.

Nesse período, quem assiste à televisão aberta pelo sinal analógico recebe avisos na tela sobre a transição do sinal, que se tornarão mais frequentes à medida que a data da mudança se aproxima. Neste início da campanha, os telespectadores começam a ver um logotipo na tela de TV com a letra “A”. Esse símbolo indica que o sinal da TV é analógico. Além disso, tarjas informativas sobre o desligamento serão inseridas durante a programação. Cartelas informativas começarão a ser exibidas 6 meses antes do prazo final e vídeos informativos, com 75 dias de antecedência.

Conversor digital

As pessoas que visualizarem o “A” e a tarja em suas telas devem tomar algumas providências para continuar assistindo a TV aberta no formato digital. Quem possui um televisor de LCD, LED ou plasma, precisa verificar primeiramente se ele foi fabricado após 2010. Caso ele tenha sido fabricado depois de 2010, é bem provável que ele já possua o conversor digital embutido no televisor. Neste caso, basta conectar uma antena UHF no televisor na entrada ANTENA ou ANT IN.

Se o televisor de LCD, LED ou plasma não tiver o conversor embutido, o telespectador precisará conectar um conversor de TV Digital Aberta nele. A instalação é muito simples: basta conectar o conversor e o televisor por meio de um cabo HDMI, que geralmente é fornecido com o conversor de TV Digital. Se o televisor tiver várias entradas HDMI, o conversor pode ser conectado em qualquer uma delas, mas é preciso lembrar de selecionar no televisor a entrada HDMI correspondente para assistir à TV Digital.

Depois, é preciso instalar uma antena UHF no conversor digital. Depois de instalar a antena, é necessário fazer uma atualização de canais do televisor. Cada televisor tem um procedimento diferente. Se o telespectador não souber como atualizar os canais do televisor, é preciso consultar o manual ou entrar em contato com o fabricante.

Desligamento do sinal

O desligamento do sinal analógico é uma determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Anatel. A Portaria do Ministério das Comunicações nº 378, de 22 de janeiro de 2016, estabeleceu as datas dos agrupamentos de municípios que serão desligados até 2018. A lista completa de todos os municípios afetados em 2017 e 2018 foram divulgadas, respectivamente, através das Portarias do Ministério das Comunicações nº 1.714, de 27 de abril de 2016, e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações nº 3.493, de 26 de agosto de 2016. O desligamento das demais cidades não listadas no anexo ocorrerão até o final de 2023. Confira aqui o cronograma

A decisão do governo brasileiro desligar o sinal de TV analógico no país começou em 26 de novembro de 2003, quando foi publicado no Diário Oficial da União o Decreto nº 4.901, que instituiu o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). Entre os objetivos estavam planejar o processo de transição da televisão analógica para a digital, de modo a garantir a gradual adesão de usuários a custos compatíveis com sua renda, e viabilizar a transição do sistema analógico para o digital.

A primeira cidade a ter o sinal desligado foi Rio Verde, no interior de Goiás, em 1º de março de 2016. Em 17 de novembro de 2016 foi a vez do Distrito Federal e cidades vizinhas. São Paulo e município vizinhos desligaram seu sinal no dia 29 de março deste ano.

Famílias cadastradas no Bolsa Família receberão kit gratuito de TV digital

As famílias com renda mensal de até três salários mínimo receberão um kit gratuito de TV digital composto por um conversor, antenas e controle remoto. A distribuição de kits já começou em todo o país em 2016. A iniciativa, realizada pelo governo junto com empresas de telecomunicações, pretende beneficiar 14 milhões de pessoas.

Todos os brasileiros inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit de TV digital gratuitamente. Isso inclui, principalmente, os beneficiários do Bolsa Família que não podem comprar uma televisão nova. A solicitação do kit pode ser realizada através da internet, basta acessar o site Seja Digital e informar o número do CPF/NIS do responsável familiar e preencher um formulário eletrônico com dados pessoais.

O beneficiário do Bolsa Família pode realizar o agendamento para a retirada do seu kit via on line, ou por telefone, através do número 147. Quem tem celular pode cadastrar o número para receber um lembrete via SMS sobre a retirada do kit conversor. Apenas o responsável familiar ou um membro da família pode retirar o kit gratuito de TV digital. No ponto de retirada, é necessário apresentar NIS, documento de identidade com foto e o protocolo de agendamento.

Frase

“Apenas quem assiste TV pelo sinal analógico receberá as mensagens na tela, informando sobre a mudança de sinal”,

Edson Lim

Diretor de Engenharia do Grupo Mirante.

Fique por dentro

Dúvidas

Os telespectadores maranhenses podem enviar suas dúvidas sobre a mudança do sinal analógico para o digital para a TV Mirante que sua equipe técnica responderá todos os questionamentos. As perguntas podem ser enviadas para o e-mail cat@mirante.com.br.

Central de Atendimento

A EAD, empresa que administra a transição da TV analógica para a digital, disponibiliza, gratuitamente, uma Central de Atendimento, com diversos canais para quem tiver dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico e sobre a TV digital no Brasil. É possível entrar em contato:

- Pelo telefone 147 (ligação gratuita, em todo o Brasil)

- Pelo e-mail atendimento@sejadigital.com.br

- Pelo formulário ou pelo chat (entre 9h e 21h), disponíveis no Fale Conosco do site oficial, Seja Digital, O endereço para acesso ao site é http://www.sejadigital.com.br.

- Desligamento do sinal analógico no Maranhão

- 28 de março de 2018: áreas Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento, São José de Ribamar e São Luís

- 30 de maio de 2018: área Timon

- 5 de dezembro: áreas Imperatriz, Davinópolis, Governador Edson Lobão, João Lisboa, Senador La Roque e Araioses

Desligamento total no Brasil: 2023

Qual a diferença entre a TV analógica e a TV digital?

- A diferença é o tipo de transmissão. A primeira tem o sinal de TV terrestre transmitido de forma analógica e o segundo de forma digital. Na transmissão digital não há perda de qualidade no processo, ou seja, áudio e vídeo mantêm 100% da qualidade da transmissão original, eliminando chuviscos e interferências na recepção, característicos do sistema analógico. Na transmissão digital a imagem possui muito mais definição e o áudio uma qualidade superior a da transmissão analógica, melhorando assim a qualidade do conteúdo.

Qual o preço de mercado do conversor digital?

- Para que um conversor de TV Digital funcione corretamente é importante que esteja de acordo com as normas do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Existem diversos conversores de TV Digital no mercado, produzidos por vários fabricantes e com preços diferentes. A melhor marca será aquela que melhor atender o consumidor funcionando de acordo com os padrões estabelecidos, equilibrando custo e benefício. O preço de um conversor digital está a partir de R$ 100,00, no Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.