Diz Ibope

Governo Temer é rejeitado por mais da metade da população brasileira, diz Ibope

De acordo com levantamento contratado pela Confederação Nacional da Indústria, 55% dos entrevistado consideram o governo do peemedebista ruim ou péssimo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
(Michel Temer)

Brasília - Levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgado na sexta-feira, 31, aponta que 55% dos entrevistados consideram o governo de Michel Temer (PMDB) ruim ou péssimo. Os que consideram a administração regular correspondem a 31%; ótimo ou bom, 10%; não sabem ou não responderam, 4%.

Na pesquisa realizada em dezembro, o índice dos que avaliavam o governo como ruim ou péssimo era de 46%; ótimo ou bom, 13%.

Sobre a maneira de governar, a parcela dos que a aprovam caiu de 26% para 20%. Já o índice de pessoas que confiam em Michel Temer saiu de 23% para 17%, enquanto 79% afirmaram não confiar e 3% não souberam ou não responderam.

Os brasileiros com menor grau de instrução são os menos pessimistas. Entre os que possuem até a 4ª série do ensino fundamental, 19% acreditam que o restante do governo será ótimo ou bom, percentual que cai com o aumento do grau de instrução e chega a 11% entre os que possuem ensino superior.

Os impostos e as taxas de juros são os itens com pior avaliação do governo. Dos entrevistados, 85% desaprovam a carga tributária e 80% as taxas de juros. Em seguida, aparecem as áreas de saúde e segurança pública, com 79% cada uma. Houve aumento no percentual dos que desaprovam as ações e políticas relativas a impostos, passou de 80% para 85%, e redução dos que aprovam as políticas e ações de combate à fome e à pobreza, caiu de 26% para 2%.

Para 56% dos entrevistados, o governo Temer é melhor ou igual ao de governo Dilma.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de março com duas mil pessoas em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

"O custo político de promover as reformas necessárias para impulsionar o crescimento do país reduziu a popularidade do presidente Michel Temer", argumenta a CNI em nota.

O prefeito João Doria (PSDB) e o deputado federal e capitão da reserva Jair Bolsonaro, atualmente sem partido, disputaram na manhã desta sexta-feira (31/3) a preferência do público durante um evento de formatura de policiais militares no sambódromo do Anhembi, na zona norte de São Paulo. Foi o primeiro encontro entre os dois postulantes da próxima disputa presidencial, que, na ausência do governador Geraldo Alckmin (PSDB), foram conclamados por PMs e familiares a entrarem na disputa pelo governo federal em 2018.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.