Páscoa

Celebrações da Semana Santa têm início neste sábado em São Luís

A partir das 19h, acontece a Procissão da Fugida; no domingo, será a Procissão do Encontro, quando Jesus e a Virgem Maria se deparam a caminho do Calvário

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Prinicipais eventos religiosos da Semana Santa serão realizados na Catedral da Sé a partir deste sábado
Prinicipais eventos religiosos da Semana Santa serão realizados na Catedral da Sé a partir deste sábado (Sé)

A comunidade católica de São Luís está vivendo a Quaresma, tempo litúrgico de conversão, em que a Igreja prepara os fiéis para a festa da Páscoa. Neste período, as missas trazem a mensagem da conversão e da penitência. Em São Luís, a Paróquia Nossa Senhora da Vitória (Catedral da Sé) prepara a programação da Semana Santa para receber os fiéis para celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. As celebrações já começam neste fim de semana, com a Procissão da Fugida.

A partir das 19h de sábado, os fiéis que congregam na Igreja da Sé participam da Procissão da Fugida. No domingo, acontece a Procissão do Encontro, que retrata o encontro de Jesus Cristo com a Virgem Maria no caminho do Calvário.

Na quarta-feira, dia 6, será celebrada a Missa dos Santos Óleos, que acontece sempre nas catedrais, quando se abençoam o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o Santo Crisma - daí o nome da missa. Nesta celebração, renovam-se também as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo por isso mesmo também chamada
Missa da Unidade, expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.

No fim de semana de 8 e 9 deste mês, serão celebradas as missas de Ramos e Paixão do Senhor. O Domingo de Ramos é o que antecede o Domingo de Páscoa. Neste dia, a comunidade católica celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Cristo mencionado nos quatro evangelhos canônicos (Marcos 11:1, Mateus 21:1-11, Lucas 19:28-44 e João 12:12-19). Na liturgia romana, o dia é denominado de “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”. Durante a celebração, os fiéis carregam ramos, geralmente de palmeiras, que são abençoados. Nesta celebração, a Igreja Católica recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como rei pela multidão no domingo é crucificado sob o pedido da mesma multidão na sexta-feira seguinte. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa e também sua solene abertura.

Tríduo Pascal
A partir da quinta-feira da Semana Santa, dia 13 de abril, começam as comemorações solenes da Paixão do Senhor. Nesse dia, é realizada a Missa da Ceia do Senhor, marcando o início do Tríduo Pascal. Na liturgia católica, a Sexta-Feira Santa é um dia dedicado ao silêncio e à meditação diante da crucificação de Jesus Cristo, sendo, portanto, o único dia em que não ocorrem celebrações, mas a devoção popular legou outra tradição a este dia, a Procissão do Senhor Morto. O costume, que chegou ao Brasil com os portugueses, se repete todos os anos em São Luís.

A tradicional procissão do Senhor Morto, que dramatiza a morte de Jesus e faz alusão às Suas últimas palavras, é realizada na tarde da sexta-feira. O ritual utiliza uma imagem, simbolizando o corpo de Jesus depois de retirado da cruz, carregada em um esquife (espécie de caixão), que é levada pelos fiéis e percorrendo as ruas de São Luís, acompanhada da imagem de Nossa Senhora das Dores.

A procissão não faz parte do calendário litúrgico da Igreja, mas é uma tradição popular que há anos é vivenciada com emoção pelos católicos. Com cânticos religiosos e orações, os fieis renovaram seus votos de fé e refletiram acerca de suas vidas e do sofrimento de Jesus na cruz, buscando a solidariedade e a humildade. “Mesmo não sendo uma celebração litúrgica, este é um momento importante porque é marcada pela devoção do fiel, que se compadece diante de todo o sofrimento vivido por Cristo em Seu sacrifício para nos libertar do pecado”, afirmou o padre Arnaldo Menezes dos Passos.

No Sábado de Aleluia, acontece a Vigília Pascal, a partir das 18h. É a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus, que é comemorada na Missa do Domingo de Páscoa, a ser celebrada no dia 16 de abril.

Programação

Via Sacra - Todas as sextas-feiras - 16h
01/04 – Sábado Procissão da fugida - 19h
02/04 – Domingo Procissão do Encontro - 17h
06/04 - Quinta-feira missa dos Santos Óleos - 9h
08/04 – Sábado Missa de Ramos e Paixão do Senhor – 17h30
09/04 – Domingo Missa de Ramos e Paixão do Senhor - 10h e 17h30

Início do Tríduo Pascal
13/04 - Missa da Ceia do Senhor, seguida da adoração do Santíssimo Sacramento – 17h30
14/04 - Sexta-feira Santa - Via sacra - 15h
Narrativa da Paixão do Senhor -16h
Procissão do Senhor Morto - 17h
15/04 – Sábado de Aleluia - Vigília Pascal -18h
16/04 – Domingo de Páscoa – Missa da Ressurreição – 10h e 17h30

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.