Bem avaliado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

O Ministério do Meio Ambiente, pasta atualmente comandada pelo ministro maranhense Sarney Filho (PV), foi o mais bem avaliado do governo Michel Temer em pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) divulgada na sexta-feira (31).
A atuação do ministro, que é filiado ao Partido Verde, tem sido elogiada pelo combate ao desmatamento, a retomada do diálogo com a sociedade civil, transparência e articulação para defesa das causas ambientalistas no Congresso Nacional.
Há uma semana, o ministro esteve em São Luís, participando de ato em conjunto com o gabinete do senador Roberto Rocha (PSB), tratando de ações para a revitalização de nascentes de rios do Maranhão.
Segundo o mesmo levantamento do Ibope, a pior avaliação do governo ficou para os impostos, reprovado por 85% dos entrevistados.
Em nota, Sarney Filho comentou o resultado da pesquisa e a boa avaliação da sua pasta. Para ele, o trabalho da equipe do ministério foi preponderante para a boa avaliação.
- Quero agradecer à minha equipe pelo trabalho competente e dedicado. Saber que a sociedade reconhece nossa atuação revigora o ânimo para trabalharmos com intensidade ainda maior pelo desenvolvimento sustentável do Brasil - declarou.

Reconciliação
Provocou comentários os mais diversos a notícia de que o senador Roberto Rocha e o deputado federal Zé Reinaldo, ambos do PSB, andam em processo de reconciliação.
Rompidos desde 2010 - com um acirramento dos ânimos em 2012 -, eles voltaram a conversar amistosamente e até já articularam algumas parcerias no Congresso.
Mas foi uma foto tirada na terça-feira, 28, o que mais chamou atenção: Rocha e Reinaldo numa mesma mesa, em evento da CNI em Brasília, em clima de amigos.

Calou-se
Acusado pela juventude do PSDB de atuar pelo veto de um encontro do grupo na Assembleia Legislativa, o vice-governador, Carlos Brandão, preferiu o silêncio.
Em seu lugar, deixou que o atual comando da JPSDB, sob sua batuta, emitisse uma nota sobre o assunto.
- É até difícil imaginar que o nosso presidente estadual do partido agiria de alguma forma para tentar barrar qualquer tipo de reunião organizada por seus membros - diz o comunicado.

Dicas
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), foi a São Paulo, na sexta-feira (31), para se reunir com o ex-presidente Lula (PT).
Na sede do Instituto Lula, o comunista disse que, ente outras coisas, colheu dicas de como fazer o Brasil voltar a crescer.
- Vim para falar e ouvir do ex-presidente Lula sobre formas para retomar a trajetória de desenvolvimento com justiça social - relatou o comunista, que foi muito criticado por isso.

Improbidade
A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itapecuru-Mirim ingressou com Ação Civil Pública por improbidade administrativa contra o ex-prefeito Júnior Marreca (PEN).
Também são alvos da ação a Interativa - Cooperativa de Serviços Múltiplos Ltda. e seu ex-presidente, Georgevan Ferreira Santos.
A promotoria quer que todos, juntos, devolvam mais de R$ 13 milhões, fora as multas. De Marreca o MP pede, ainda, a cassação do mandato de deputado federal.

Plantão
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Caldas Furtado, garantiu que o órgão estará de plantão no fim de semana para receber prestações de contas.
O prazo para que os gestores apresentem os dados encerra-se na segunda-feira, 3.
Com um volume de entrega na base de 37 prefeituras e 57 câmaras municipais até ao meio dia da sexta-feira, 31, Furtado considerava a movimentação normal, acrescentando que geralmente os gestores deixam para resolver essa questão na última hora.

Bronca
O governador Flávio Dino (PCdoB) reclamou pessoalmente da atuação do líder do Blocão na Assembleia Legislativa, deputado Rafael Leitoa (PDT).
O parlamentar foi chamado na quarta-feira, 29, no Palácio dos Leões, e ouviu críticas do comunista.
A principal delas diz respeito à dificuldade do pedetista em arregimentar a base para votar matéria de interesse do governo no Legislativo.

Correição
A Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) executou trabalhos de correição na 8ª Vara Criminal da Capital, da juíza Oriana Gomes. É lá que tramita o processo do Caso Sefaz.
Os trabalhos correicionais foram presididos pelo juiz auxiliar da CGJ, José Américo Abreu Costa. Segundo o magistrado, foram correicionados 100 dos processos mais antigos.
- Os atos de tramitação dos processos até o momento, as rotinas que devem ser seguidas e a regularidade dos processos são verificados durante a correição - informou o juiz corregedor.

E MAIS

• Figuras como o prefeito Magno Bacelar (PV) e o deputado Levi Pontes (SD) foram flagrados espremendo-se por uma foto ao lado de Flávio Dino em Chapadinha.

• O pregoeiro da cidade de Riachão está sendo procurado pela polícia, para ser notificado sobre a suspensão de uma licitação no município.

• Sem lastro financeiro, a Prefeitura de São Luís começa a enfrentar problemas para quitar débitos e a fila de credores só aumenta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.