Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, com o auditor Paulo Carvalho e a superintendente regional do Ministério do Trabalho, Léa Cristina da Costa Silva, que palestrou sobre o tema “Relações Trabalhistas e as Empresas” para associados da entidade, na primeira reunião plenária do ano
O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, com o auditor Paulo Carvalho e a superintendente regional do Ministério do Trabalho, Léa Cristina da Costa Silva, que palestrou sobre o tema “Relações Trabalhistas e as Empresas” para associados da entidade, na primeira reunião plenária do ano
A neurologista maranhense Aline Borges, vice-presidente da Associação Brasileira da Doença de Alzheimer no Maranhão, com o neurologista e professor doutor Paulo Bertolucci, diretor administrativo do Núcleo de Envelhecimento Cerebral da UNIFESP (SP), e que esteve recentemente em São Luís como palestrante do “III Simpósio sobre a Doença de Alzheimer”
A neurologista maranhense Aline Borges, vice-presidente da Associação Brasileira da Doença de Alzheimer no Maranhão, com o neurologista e professor doutor Paulo Bertolucci, diretor administrativo do Núcleo de Envelhecimento Cerebral da UNIFESP (SP), e que esteve recentemente em São Luís como palestrante do “III Simpósio sobre a Doença de Alzheimer”

Reforma da Previdência
A vitória no embate em torno da terceirização culminou em uma série de derrotas para a questão da Previdência Social. O governo anunciou a retirada da Previdência estadual da reforma, primeiramente, para depois considerar incluí-la novamente.
Além disso, cresceu a resistência entre deputados da base às propostas para tempo de contribuição e idade mínima. Por outro lado, a bancada feminina conseguiu adesões à manutenção de regimes distintos para homens e mulheres.

Reforma da Previdência 2
Tais sinais levaram pessimismo ao mercado financeiro, que considerava certa a aprovação de uma boa reforma.
Não é bem assim. Devemos avaliar com frieza os antecedentes e as perspectivas que envolvem o assunto e procurar perceber como o governo está se organizando para ganhar a guerra.

ZAZ no Brasil
A cantora ZAZ, um fenômeno da música francesa, está no Brasil para quatro apresentações em capitais do país.
Ela já passou por Porto Alegre na última terça, 28, e segue para o Rio de Janeiro hoje e Brasília, amanhã. Em São Paulo estará no domingo.
O espetáculo, desenhado pelo fotógrafo e designer gráfico Laurent Seroussi, apresenta projeções e iluminação especial para acompanhar a voz
grave e rouca da cantora.
A carreira de ZAZ deslanchou em 2010, com o sucesso “Je Veux”, do debute auto-intitulado da francesa. Ela lançou outros dois discos de estúdio: Recto Verso (2013) e Paris (2014).

Do Nordeste
O cineasta maranhense Frederico Machado estará no Cine Nordeste, com seu longa-metragem “Lamparina da Aurora”, um dos mais interessantes filmes de sua carreira. Sem dúvidas, Machado é um dos mais destacados cineastas da região Nordeste.
No total, oito longas-metragens e 22 curtas inéditos serão exibidos na Caixa Cultural Fortaleza, de 4 a 16 de abril. Esta será a primeira edição do evento gratuito, que se propõe a fazer um panorama do cinema nordestino contemporâneo.
Na programação, além da exibição de filmes, estão agendados debates com cineastas, realizadores e profissionais da área do audiovisual. A curadoria do evento foi toda pensada pelo professor e realizador Marcelo Ikeda.

Rei das vaquejadas
O cantor e compositor Mano Walter faz show hoje em São Luís, durante evento que marcará a inauguração da casa de shows Tom Music, no bairro Turu. Trata-se de um fenômeno das vaquejadas.
Walter cantará clássicos do forró, além de músicas que fizeram parte de sua carreira, entre elas, “Todo tempo é pouco pra te amar”, “Balada do vaqueiro” e “Playboy fazendeiro”.
Nascido em Alagoas e desde criança vivendo no meio rural, Mano começou a cantar e a compor acompanhando o pai em vaquejadas e festas de apartações. Com mais de uma década de banda, conseguiu destaque nos últimos três anos.

Cultura e arte
Quem for ao Shopping da Ilha até o dia 30 de abril, poderá conferir as novidades da maior feira de artesanato e artes do Brasil, que está de volta a esta capital.
Este ano, a Feira Internacional de Artesanato e Decoração está ainda maior e reúne 30 expositores, que apresentam peças típicas e originais de
diversos países, criando uma interessante vitrine internacional.
O evento já esteve nas principais capitais do país e permite um intercâmbio cultural por meio de produtos de artes e decoração.
Os produtos são originários de países como Turquia, Índia, Tunísia, Peru, Portugal, Chile e México, ente outros.

Dia Mundial do Autismo
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril) será marcado em São Luís por vasta programação. Amanhã, a primeira atividade será a exibição do filme “Moana”, no Cinesystem do Rio Anil Shopping. Depois, às 13h, começará o Ciclo de Palestras, no Auditório Armando Gaspar, no Sebrae, em frente ao São Luís Shopping. Uma das palestras será sobre o tema “Psicomotricidade”, a ser proferida pela professora especialista Denise Araújo, diretora da Academia Viva Água e presidente do Conselho Regional de Educação Física do Maranhão, às 18h.

TRIVIAL VARIADO

É hoje o show da banda Sepultura em São Luís. Os artistas se apresentarão na Casa das Dunas, na Avenida Litorânea.

O Senado aprovou proposta que normatiza mecanismos para prevenir a violência contra menores, assim como estabelece medidas de proteção e procedimentos para
tomada de depoimentos.

É bom ter cuidado quem, nesta época do ano, pega a estrada em direção aos diversos municípios maranhenses. Com as chuvas, as vias
tornam-se um “perigo constante”.

Mesmo com uma dívida bruta corresponde a 70% da sua produção econômica anual, nesse indicador o Brasil está aquém de vários países desenvolvidos.
A Faculdade de Negócios Faene recebeu, nesta semana, o reforço dos empresários Rafael Sombra e Fábio Henrique (Soluti Certificado Digital). Ambos levaram suas experiências para as turmas de Administração e Logística.

O Brasil apresentou o novo ensino médio para representantes do Banco Mundial, em Washington, nos Estados Unidos. O objetivo: obter financiamento junto à instituição para implementação de mudanças necessárias para atender aos estudantes.

A Operação Lava-Jato completou três anos com resultados absolutamente extraordinários.
Já a crise deflagrada pela operação tem raízes que remontam ao mensalão, ou seja, a mais de dez anos.

DE RELANCE

Pão e reflexão
Com a proximidade da Semana Santa, o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho abriu a exposição “Pão, Transformação e Reflexão”, que fica em cartaz até o dia 20 de abril, na galeria Zelinda Lima. Os objetos em exposições são compostos por cálices, jarras usadas em batismos e outros elementos sacros relacionados à tradição religiosa católica que celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A exposição apresenta originais e réplicas que representam a Via-Crúcis, o Sacrário, Círio Pascal, e a Santa Ceia, dentre diversos outros.

Propaganda partidária
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão disponibilizou as listas com as datas de veiculação de propaganda partidária gratuita, com inserções em rádios e televisões, do ano de 2017. Elas estão disponíveis para visualização e download no endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br, menu partidos, guia propaganda partidária, opção “calendário 2017”.

Boizinho Barrica
A Companhia Barrica já finalizou o processo de escolha de novos bailarinos para somarem ao corpo de baile da composição que se apresentará nos arraiais durante o São João 2017. A escolha ocorreu nas oficinas juninas realizadas na Casa Barrica, na Madre Deus. Além disso, o grupo folclórico levará para aos terreiros algumas toadas inéditas e os brincantes usarão novas indumentárias.

Encerrando
A fisioterapeuta Dalila Machado vai encerrar amanhã, na Clínica Equilíbrio, as atividades da Semana da Mulher, pensada para comemorar o Dia Internacional da Mulher - 8 de Março. Foram realizados três encontros sobre temas relacionados ao universo feminino, como o papel da mãe, da mulher e a harmonia familiar.


Dia da Ikebana
A tradicional arte japonesa de fazer arranjos florais ganhará uma data comemorativa: 23 de setembro. Foi aprovado pelo Plenário o substitutivo ao Projeto de Lei da Câmara que cria o Dia Nacional da Ikebana, com o objetivo de difundir e celebrar a cultura dos arranjos florais, como elementos de harmonização e embelezamento dos ambientes e da convivência. A data escolhida, aliás, é o dia que marca o início da primavera e em que se comemora o Dia da Juventude.

Para voltar a exportar
Diante do imbróglio envolvendo as exportações de carne brasileira, o governo precisou tomar uma medida que, talvez, será a salvadora da Pátria: são as missões no exterior, para reforçar a qualidade e reverter a imagem da nossa carne entre os países importadores, ação que terá início agora em abril. Num período de 20 dias, serão visitados Emirados Arábes, Arábia Saudita e a região da Ásia.


Sobre natação
O atleta da natação maranhense Diego Lorêdo concedeu, ontem de manhã, interessante entrevista para um programa de TV de uma emissora local. Ele ressaltou, entre outras coisas, os benefícios desse esporte para evitar uma série de doenças e suas conquistas enquanto competidor profissional. Lorêdo, que é professor da Viva Água, recentemente participou de campeonatos em outros estados e trouxe reluzentes medalhas de ouro.


Reflita com este provérbio chinês:
“Quem abre o coração à ambição, fecha-o à tranqüilidade”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.