Perigo

Insegurança: Coroadinho fica sem posto da Polícia Militar e delegacia

Desativação das unidades de segurança no bairro, considerado violento, não foi explicada e população fica à mercê da criminalidade; apenas uma USC permanece na área, mas não consegue inibir assaltos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Delegacia foi desativada  no bairro Coroadinho.
Delegacia foi desativada no bairro Coroadinho. (delegacia)

SÃO LUÍS - O fechamento de um posto policial na área do Bom Jesus, comunidade da região do Coroadinho, preocupa os moradores do local. É que a área fica próximo ao Morro do Zé Bombom, conhecido pelos elevados índices de criminalidade. A presença do posto policial representava uma segurança a mais para a comunidade, que agora convive com o medo de ações criminosas. Outra reclamação é o fechamento do 10º Distrito Policial, que ficava no bairro.

O posto policial funcionava próximo ao ponto final das linhas de ônibus que atendem aos moradores do Coroadinho: Coroadinho/Bom Jesus, Coroadinho/Vila Conceição e Coroadinho/Terminal Praia Grande. O posto funcionou durante anos e deu aos moradores dos arredores maior sensação de segurança, já que a presença dos policiais militares inibia a ocorrência de assaltos e outras práticas criminosas.

Mas há pelo menos dois anos a insegurança voltou a preocupar os vizinhos do antigo posto policial. O local foi desativado, sem maiores explicações aos moradores. O prédio, antes ocupado pelos policiais, agora serve como ponto de apoio para motoristas e cobradores que trabalham nos ônibus que atendem a o bairro. Com medo de represálias, os moradores da área não dão maiores informações sobre o fechamento do posto. Afirmam apenas que ele parou de funcionar e não sabem o porquê.

Com o fechamento do posto da Polícia Militar, a criminalidade na área aumentou e nem seria preciso o relato dos moradores para confirmar isso. Em setembro do ano passado, um grupo de aproximadamente 10 homens, todos encapuzados, entrou em um ônibus da linha Coroadinho/Vila Conceição, já no ponto final, e ateou fogo no veículo. Nenhum passageiro ficou ferido.

Sem delegacia
Também no Coroadinho, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) desativou o 10º Distrito Policial, que funcionava na Travessa São Cristóvão. Na área, há agora apenas a Unidade de Segurança Comunitária (USC) Bom Jesus/Coroadinho, inaugurada em setembro de 2014.

A USC Bom Jesus/Coroadinho está localizada na Avenida José Sarney, s/nº. Quando da inauguração, ela contava com um aparato de 60 policiais, três viaturas, 8 motocicletas, além do sistema de videomonitoramento composto por 10 câmeras. O espaço também era destinado à inclusão social dos moradores, com a oferta de cursos profissionalizantes e projetos sociais.
O Estado entrou em contato com o Governo do Estado, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.