Alerta

Meteorologia prevê mais chuvas para São Luís

Até ontem, havia chovido na cidade 419,4 milímetros ao longo de todo este mês; abril é considerado o período com um maior volume de chuvas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Com chuvas, possibilidade de acidentes é maior
Com chuvas, possibilidade de acidentes é maior (Chuva)

SÃO LUÍS - As fortes chuvas que atingiram São Luís contribuíram para a queda do teto da Unidade de Educação Básica (Ueb) Darcy Ribeiro, localizada às margens da Avenida dos Africanos, no bairro do Sacavém, na segunda-feira, dia 27, segundo a Prefeitura de São Luís. A previsão da meteorologia é que mais chuvas atinjam a capital maranhense nos próximos dias e, com isso, aumenta a possibilidade de mais problemas causados pelo excesso de água.

De acordo com o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o mês de março é o segundo mais chuvoso na capital maranhense. A expectativa para todo o período é de chover 428 milímetros e, até a ter­ça-feira, dia 28, havia chovido 419,4 milímetros na cidade. De segunda-feira até terça-feira, choveu em São Luís o equivalente a 13,8 milímetros.

O mês de abril é considerado o mais chuvoso na cidade e é esperado um volume de chuva de 475,9 milímetros. Maio também faz par­te do período chuvoso, com expectativa de chuva de 316,5 milímetros.

De acordo com a climatologia, os meses de junho e julho são de transição da estação chuvosa para a seca. Os meses de agosto, setembro, outubro e novembro são pertencentes à estação seca. Dezembro e janeiro correspondem a uma nova transição, dessa vez da estação seca para a chuvosa. Em seguida, reinicia-se o período chuvoso, que corresponde aos meses de fevereiro, março, abril e maio.

Zona de Convergência
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é a principal responsável pelas chuvas dos últimos dias no setor norte do Maranhão e isso tem contribuído para um aumento considerável do volume de chuvas. O Oceano Atlântico adjacente à costa do Nordeste do Brasil tem ficado ligeiramente aquecido, contribuindo para posicionamento da zona, a qual tem produzido chuvas significativas para o estado.

Todo o Maranhão se encontra na época chuvosa. Entretanto, essa condição não descarta a ocorrência de veranicos (alternância de dias com sol e chuva). Por causa do período chuvoso, as áreas de risco de deslizamentos e enchentes de­vem receber mais atenção por parte dos órgãos competentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.