Descaso

Lagoa da Jansen está abandonada

Espaço é Área de Proteção Ambiental e, por essa razão, deveria ser bem mais preservada, mas não é isso o que está acontecendo; lixo e entulho se acumulam em diversos trechos; falta de infraestrutura é visível no local

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Homem descarta entulhos e lixo na área da Lagoa da Jansen
Homem descarta entulhos e lixo na área da Lagoa da Jansen

SÃO LUÍS - Já faz algum tempo que a Lagoa da Jansen, em São Luís, deixou de ser um espaço de lazer e diversão para se transformar no reflexo do abandono. No local, que é uma Área de Proteção Ambiental (APA), diversos pontos de lixo e entulho estão se acumulando, contribuindo diretamente para a degradação do ecossistema da região. Além disso, a falta de infraestrutura do local e o abandono dos equipamentos de lazer são visíveis e deixam algumas regiões da lagoa inóspitas.

Na tarde de ontem, O Estado esteve no local, mais precisamente no fim da Rua das Andirobas, no bairro do Renascença, e flagrou uma situação irregular que contribui para a degradação do espaço: um homem em uma caminhonete estava jogando entulhos às margens da lagoa. Assim que a equipe de reportagem tentou abordá-lo para questionar sobre o motivo de estar fazendo o descarte irregular dos dejetos, ele deixou o local.

Descarte
Ao longo de vários outros trechos, lixo e entulhos estão se acumulando na região. No local, havia uma grande quantidade de pneus velhos servindo de depósito de água parada e, com isso, favorecendo a criação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre Chikungunya.

Materiais como pedaços de uma pia de cozinha também estavam no local, acumulando água parada às margens da lagoa, contribuindo para a degradação do meio ambiente e, consequentemente, o prejuízo da fauna e flora da região.

[e-s001]Abandono
Além dos problemas relacionados ao meio ambiente, a área da Lagoa da Jansen também está sendo penalizada com a falta de infraestrutura. Enquanto o Governo do Estado fez a reforma apenas da concha acústica, diversos outros espaços da região estão abandonados, afastando o público.

Diversas lixeiras e placas de sinalização estão quebradas e enferrujadas. No entanto, o que mais chama atenção é a situação de abandono de uma quadra de futsal localizada ao lado de um restaurante.

Diversos pedaços das grades proteção da quadra foram arrancados. Eles foram substituídos por telas feitas de nylon, que também se degradaram por falta de conservação. Nas arquibancadas, parte do assento já não mais existe e a lona da cobertura está rasgada e pendurada.

[e-s001]A APA da Lagoa da Jansen tem a finalidade de garantir a conservação de fragmento florestal em ambiente urbano e suas características ecológicas. Além disso, ela também tem o objetivo de promover a educação ambiental, visando difundir conceitos e estimular a adoção de práticas para a conservação do meio ambiente e utilização sustentável de recursos naturais. No entanto, por causa do seu atual estado de conservação, essas finalidades estão muito distantes de serem alcançadas.

Na tarde de ontem, O Estado entrou em contato com o Governo do Estado em busca de um posicionamento sobre os problemas da Lagoa da Jansen mostrados na reportagem, mas até o fechamento desta página nenhuma resposta foi obtida.

SAIBA MAIS

O Parque Estadual da Lagoa da Jansen foi instituído pelo Decreto Estadual nº 4.878, de 23 de junho de 1988. A gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa da Jansen está sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) desde o ano de 2015, conforme Decreto Estadual n° 28.690, de 14 de novembro de 2012. O decreto promoveu a reclassificação do Parque Ecológico da Lagoa para a categoria de Unidade de Conservação de Uso Sustentável do tipo Área de Proteção Ambiental.

Lagoa da Jansen abandonada

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.