Herói às avessas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

O governador Flávio Dino (PCdoB) ganhou um apelido durante mais uma polêmica envolvendo a sua já controversa política para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Ele agora é chamado nas redes sociais de “Robin Hood às avessas”.
Conhecida no mundo inteiro, a lenda inglesa conta a história de um nobre da coroa que, perseguido, passa a viver na floresta, entre párias e bandoleiros. E passa a praticar saques, roubos e assaltos do povo rico do castelo para distribuir entre as comunidades pobres da sua região. Dino virou Robin Hood às avessas porque faz exatamente o contrário do que fez o personagem britânico.
Para quem não se lembra, o governador comunista fez a Assembleia Legislativa aprovar, ainda em dezembro do ano passado, um reajuste de ICMS para a energia elétrica, os combustíveis, a telefonia e outros serviços, que passaram a onerar os preços em vários setores a partir do último dia 15 de março.
Ele também tentou aprovar projeto que pode aumentar o ICMS da construção civil - setor que mais emprega no Maranhão - em até 80%, o que, na avaliação dos capitães do setor, pode gerar retração e desemprego em grande escala.
Por outro lado, de uma hora para outra, Dino decidiu beneficiar os chamados grandes atacadistas instalados no Maranhão, encaminhando à Assembleia projeto que vai garantir a esse setor pagamento de taxa fixa de apenas 2% de ICMS.
A proposta não beneficia a massa de pequenos atacadistas, obrigados a pagar 18% de impostos e ainda a contribuir com um tal fundo criado pelo próprio Dino. Por essa e outras é que o governador passou a ser o Robin Hood às avessas do Maranhão.

Duro golpe
O deputado federal Weverton Rocha (PDT) vinha lutando há pelo menos cinco anos para tentar evitar no STF a aceitação da denúncia sobre o caso Costa Rodrigues.
Articulado nos bastidores do tribunal, ele até conseguiu livrar-se de outros processos, a maioria sem maiores consequências contra si.
Mas virar réu no STF no auge de uma articulação para tornar-se senador foi um duro golpe em suas pretensões eleitorais.

Esquerda pura
Adversários e até aliados do senador Roberto Rocha (PSB) falam de uma possibilidade que pode mesmo levá-lo a uma “realiança” com o governador Flávio Dino (PCdoB).
O filho do senador, ex-vereador Roberto Júnior, poderia vir a ser o vice do comunista nas eleições de 2018.
A aliança, além de tirar o socialista do páreo, daria a Dino a sonhada chapa de esquerda, com PCdoB, PSB, PT e PDT todos juntos.

Juventude grita
Militantes da Juventude do PSDB devem se reunir nesta sexta-feira, 31, no plenarinho da Assembleia Legislativa.
Articulado pelos líderes jovens tucanos de Lago da Pedra e São Mateus, o encontro pretende ser uma espécie de grito de independência em relação à cúpula tucana no Maranhão.
Recentemente, o presidente da legenda, vice-governador Carlos Brandão, provocou a queda do presidente regional da PSDB apenas pelo fato de o jovem ser contrário ao seu projeto.

Anunciada
O prefeito Edivaldo Júnior (PDT) atribuiu às fortes chuvas da última segunda-feira a queda do telhado da Escola Darci Ribeiro, no Sacavém.
Mas acabou sendo rebatido nas redes sociais com a pergunta óbvia: “Se foi a chuva, por que só caiu aquela?”.
Na verdade, há tempos professores, pais de alunos e lideranças políticas e comunitárias alertavam para o risco de desabamento naquela unidade escolar.

Candidato?
O deputado estadual Carlinhos Florêncio (PHS) tirou licença da Assembleia para um projeto pessoal de curto prazo.
Ele quer ser o candidato do prefeito Zé Vieira - agora definitivamente tornado inelegível pela Justiça - na eleição suplementar que deve ser convocada para Bacabal.
Florêncio entende que os quatro meses de licença do Parlamento são suficientes para se preparar e atuar em uma campanha-relâmpago no município.

Avanços
Vereadores de São Luís - novatos e veteranos - começam a reconhecer os avanços promovidos pelo vereador Astro de Ogum (PR) em sua passagem pela presidência da Câmara.
Além de dotar a Casa de estrutura e tecnologia completas para atender o parlamentar em plenário, Astro ampliou e modernizou também as demais instalações.
O recente café da manhã com o governador Flávio Dino, por exemplo, ocorreu num espaço transformado exatamente para grandes recepções.

Meio ambiente
O II Encontro da Magistratura e Ministério Público em Defesa do Meio Ambiente do Maranhão será aberto amanhã, no auditório da sede da Procuradoria Geral de Justiça.
O evento é aberto a membros do Ministério Público e Judiciário, além de operadores do Direito, comunidade acadêmica e demais interessados no tema. As inscrições podem ser feitas no site do MPMA (www.mpma.mp.br).
A programação será iniciada com a palestra “A conciliação no Maranhão: histórico e perspectivas”, proferida pelo desembargador José Luiz Oliveira Almeida. Em seguida, será apresentado o tema “A conciliação e seus efeitos na celeridade” pelo juiz Alexandre Lopes Abreu.

E MAIS

• O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, também acompanhou, desde o primeiro momento, in loco, o problema envolvendo a Escola Darcy Ribeiro, no Sacavém.

• De 1° a 29 deste mês, foram registrados 50 homicídios dolosos na Região Metropolitana de São Luís.

• Nesse período, ocorreram quatro mortes por lesão corporal, quatro latrocínios, um homicídio culposo, três mortes em confrontos com a polícia e cinco achados de cadáver.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.