POLÊMICA

Vereador de São Luís sugere castração química para estupradores

Casos de violência sexual na Região Metropolitana têm chocado a população; na semana passada, três mulheres foram estupradas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Caso envolvendo capitã repercutiu; suspeito é menor de idade
Caso envolvendo capitã repercutiu; suspeito é menor de idade (Acusado de estupro)

SÃO LUÍS - Nos últimos meses, casos de estupro têm chocado a Região Metropolitana de São Luís. Na madrugada de sexta-feira (24), por exemplo, três mulheres da mesma família foram vítimas de violência sexual. Em fevereiro, uma capitão do Corpo de Bombeiros também sofreu abuso. Por causa disso, o vereador Ricardo Diniz (PCdoB) sugeriu, então, que quem pratica esse tipo de crime seja submetido a castração química.

Em discurso esta semana na tribuna da Câmara Municipal de São Luís, o parlamentar afirmou estar horrorizado com os episódios que vêm ocorrendo na Ilha. Além disso, disse que o estupro provoca graves danos físicos e psicológicos às vítimas e, por isso, pediu o endurecimento das penas aos condenados por crimes sexuais.

A sugestão do vereador é que os estupradores sejam castrados quimicamente. “Estamos levantando uma discussão que é o nosso papel como representante do povo. O que não dá é para a gente se calar diante da violência sexual. A sociedade clama por medidas mais severas e, como não temos a pena de morte, a sociedade entende que a castração química pode ser uma das medidas a serem aplicadas” considerou Diniz.

O parlamentar lembrou, ainda, que é necessário que a vítima denuncie o crime."Os casos de violência contra a mulher precisam sair desse silêncio e atitudes precisam ser tomadas para punir com mais rigor esses criminosos”, enfatizou o vereador. Ricardo Diniz, por fim, pediu uma reflexão dos vereadores e de toda a sociedade sobre a necessidade de penas maiores e mais eficazes para condenados por estupro.

Casos

Em fevereiro deste ano, uma oficial do Corpo de Bombeiros viveu momento de terror dentro de sua casa. De acordo com as informações da polícia, o suspeito, portando uma arma de fogo, invadiu a residência da capitã e rendeu todos que estavam no local. O suspeito ainda violentou sexualmente a vítima e fugiu em seguida. A polícia foi acionada e ao chegar ao local encontrou a oficial do Corpo de Bombeiros amarrada.

Na semana passada, três mulheres da mesma família - inclusive duas menores de idade - foram abusadas sexualmente. O criminoso antes de fugir deixou uma criança de 10 anos amarrada. O suspeito de ter praticado o crime é Marcos Roberto Reis Costa, de 38 anos.

Números

Da­dos da Delegacia de Polícia Civil da Mulher (DEM) revelam que no ano passado foram registrados 23 boletins de ocorrências de estupro, tendo como vítimas mulheres com idade acima de 18 anos. Dessas ocorrências, 16 foram transformados em inquérito policial e encaminhados ao Poder Judiciário. Este ano, até fevereiro, já foi registrado na DEM cerca de 40% do total de ocorrências de todo o ano de 2016, ou seja, nove casos com sete inquéritos policiais instaurados.

O Maranhão registra uma taxa de 13,8 casos de estupros por 100 mil habitantes, segundo informações do 10º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, divulgado no fim do ano passado, pelo Fórum Brasileiro da Segurança Pública. O estado ficou na 23º colocação no ranking, que tem o Acre na liderança, com uma taxa de 65,2 casos por 100 mil habitantes. O último lugar ficou com o Espírito Santo, com uma taxa de 5,2 casos por 100 mil habitantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.