Literatura

Um olhar de um poeta

Livro “Éguas!”, de Dyl Pires, maranhense radicado em São Paulo, é inspirado em São Luís e suas histórias; na capital maranhense, a obra será lançada dia 8 de abril, no Chico Discos, na Praia Grande

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Dyl Pires se inspirou em São Luís para a obra
Dyl Pires se inspirou em São Luís para a obra (Dyl Pires)

Uma interjeição de espanto maranhense intitula o novo livro do poeta Dyl Pires, que aborda a cidade de São Luís sob a ótica da memória e ausência. “Éguas!” é um poema único, em prosa, que debruça um olhar atento e minucioso sobre personagens, lugares e situações, a partir de uma perspectiva poética e sociológica. A obra, já lançada na Feira Desvairada de Poesia, em São Paulo, será lançada também em São Luís no dia 8 de abril, no Chico Discos (Praia Grande).

Concebido a partir da inspiração na cidade que formou o imaginário do artista nas últimas quatro décadas, “Éguas!” foi iniciado entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, durante as férias do autor em São Luís, experiência que extrapolou o isolamento comumente reservado aos escritores e contou com a cumplicidade do público.

Em rodas de leitura em São Luís e São Paulo, além de posts nas redes sociais, os leitores contribuíram sinalizando o melhor caminho estético e gráfico para a finalização da obra. Sobre a influência de outros escritores maranhenses, que também se voltaram para a origem, Dyl resumiu o diálogo de sua nova cria com as demais.

“Dos livros que li, ficava admirando e me perguntando como é que seus autores conseguiram pôr a cidade de pé dentro deles. Essa é a imagem que uso quando um artista tem como explícito gatilho seu lugar de origem. Daí, fiquei pensando que se um dia escrevesse sobre a ilha, deveria sempre senti-la como um organismo vivo, o mais humano possível”, disse o autor.

A obra, com projeto editorial assinado pela Pitomba, do também escritor Bruno Azevêdo, já está disponível para compra no site http://pitomba.iluria.com. Trata-se do quarto livro do artista, que há quase 10 anos mora em São Paulo. Em sua trajetória, contam a cofundação da recém-criada Abominável Companhia, em cartaz com o espetáculo “Subterrâneo”, passagem pelas companhias de teatro Coteatro (MA), Os Satyros, Teatro sem Censura, ambas de São Paulo, entre outras, e os livros “O Círculo das Pálpebras”, “O Perdedor de Tempo” e “O Torcedor”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.