Pesca

Maranhão terá novas reservas extrativistas para pescadores

Ministro Sarney Filho recebe representante do Cofren e manifesta o seu apoio para a criação das novas áreas, que segundo ele, irão proteger os pescadores artesanais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
O ministro Sarney Filho com o coordenador do Cofren, Alberto Cantanhede Lopes.
O ministro Sarney Filho com o coordenador do Cofren, Alberto Cantanhede Lopes. ( O ministro Sarney Filho com o coordenador do Cofren, Alberto Cantanhede Lopes)

BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, recebeu ontem, em Brasília, o coordenador da Comissão Nacional das Reservas Extrativistas Costeiro e Marinho do Maranhão – Cofren, Alberto Cantanhede Lopes, que apresentou reivindicações dos pescadores e informou a realização de três audiência públicas em abril para discutir a criação de três novas Resex no estado: Arapiranga/Tromaí; rio Itapetininga e Baía dos Tubarões.

O ministro manifestou o seu apoio a criação das novas áreas, que segundo ele irão proteger os pescadores artesanais. O Ministério do Meio Ambiente, por meio do ICMBIO, é responsável pelas Resex em todo o país. “Precisamos estimular a atividade pesqueira nessas áreas e fazer com que o pescador artesanal seja mais ouvido nas discussões de governo sobre questões de seu interesse. Ninguém mais que ele sabe sobre o período necessário para o defeso e demais medidas que precisam ser adotadas para proteger a pesca predatória “, afirmou Sarney Filho.

O ministro também recebeu do coordenador da Cofren da Bahia, Carlos Alberto Santos, documento no qual os pescadores se manifestam contra a portaria que proibiu a captura do goiamum, que foi incluído pelo ministério na lista de animais ameaçados de extinção. Os pescadores afirmam que não foram consultados quando da publicação da portaria de setembro de 2016. “A proibição está atingindo famílias pobres que vivem da captura do guaiamum há gerações”, afirmou. O ministro pediu estudos sobre a situação à Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.