Defensoria

DPE encerra 1ª etapa do Curso de Formação de Defensores

Encerramento do evento em São Luís ocorreu com uma palestra sobre desafios e perspectivas da instituição; capacitação prossegue no interior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Curso de Formação de Defensores Públicos destinado a 10 profissionais.
Curso de Formação de Defensores Públicos destinado a 10 profissionais. ( Curso de Formação de Defensores Públicos destinado a 10 profissionais)

SÃO LUÍS - Com a palestra intitulada “Defensoria Pública do Estado do Maranhão – desafios e perspectivas”, ministrada pela defensora pública titular do Núcleo de 2ª Instância da DPE/MA Ana Flávia Melo e Vidigal Sampaio foi encerrado, em São Luís, a etapa de exposições dialogadas e atividades práticas previstas na programação do X Curso de Formação de Defensores Públicos, destinado aos 10 profissionais recém-incorporados ao quadro. Iniciada no dia 6 de março, a capacitação teve continuidade, a partir de segunda-feira, 27, no interior do estado, com o acompanhamento da rotina dos núcleos regionais, iniciativa pioneira implementada na atual gestão.

Com a experiência de quem já esteve à frente da Administração Superior da instituição, Ana Flávia Vidigal compartilhou com os novos defensores públicos conhecimentos adquiridos ao longo de sua carreira. Segundo ela, há duas mensagens importantes a serem repassados aos novatos.

“Primeiramente, é sempre uma grande alegria receber novos quadros, trazendo vida nova e mais energia para a instituição. O defensor público precisa ter consciência da escolha feita, haja visto que se trata de um perfil específico, membros de uma instituição que muito pode contribuir com o desenvolvimento de nosso estado”, disse, acrescentando que “de todas as instituições do Sistema de Justiça, a Defensoria Pública é aquela que mais exige atualização e agilidade, para darmos respostas cada vez mais rápidas ao povo que bate todos os dias a nossa porta”.

Objetivos alcançados

Na avaliação do diretor da Escola Superior, da DPE/MA, Francisco Barbosa, a instituição alcançou seus objetivos com o novo formato dessa capacitação, cujo encerramento está previsto para o dia 7 de abril, com carga horária total de 188 horas. " A nossa intenção é que eles desempenhem suas funções da melhor forma possível, tanto no que diz respeito ao atendimento da população quanto na gestão administrativa dos núcleos. Para esta etapa no interior, nossas expectativas são as melhores possíveis”, destacou, informando que, dividido em duplas, os novos membros acompanharão a rotina de atividades práticas, jurídicas e administrativas desenvolvidas pelos núcleos regionais de Açailândia, Chapadinha, Coelho Neto, Coroatá e Rosário.

Os novos profissionais também receberam informações sobre a dinâmica de trabalho da Assessoria de Comunicação; do CRC; do Núcleo Psicossocial, do Centros Integrados de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi) e de Atenção à Pessoa com Deficiência (Ciapd). Em um dos momentos da capacitação, a equipe do Ciapvi levou ao encontro com os defensores públicos, a idosa poetiza Raimunda Frazão, que recitou um poema de boas-vindas, de sua autoria, tratando da importância da instituição para o fortalecimento das políticas públicas de proteção aos direitos dos idosos. Outro momento importante foi a palestra abordando as relações interinstitucionais entre Defensoria Pública, Magistratura e Ministério Público, que contou com a presença de um juiz e um promotor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.