Televisão

TV Mirante inicia hoje sua campanha para desligar sinal analógico

No dia 28 de março de 2018, os telespectadores de São Luís contarão apenas com o sinal digital; a emissora terá 1 ano para conscientizar a população sobre o desligamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
O sinal analógico da TV Mirante, afiliada da Rede Globo, será desligado a partir de março do próximo ano na capital e em alguns municípios.
O sinal analógico da TV Mirante, afiliada da Rede Globo, será desligado a partir de março do próximo ano na capital e em alguns municípios. (O sinal analógico da TV Mirante, afiliada da Rede Globo, será desligado a partir de março do próximo ano na capital e em alguns municípios)

SÃO LUÍS - No dia 28 de março de 2018, os telespectadores de São Luís vão ter o sinal analógico da TV Mirante, afiliada da Rede Globo, desligado. Para informar a população sobre a mudança do sinal analógico para o digital a emissora inicia hoje sua campanha para divulgação do desligamento do sinal analógico. A partir de hoje, a emissora terá 1 ano para conscientizar a população sobre o desligamento e da necessidade de adquirir o equipamento necessário para receber o sinal digital em sua televisão.

A campanha de desligamento da TV analógica é obrigatória e começa um ano antes da implantação do sistema digital em cada município. Em São Luís, o marco zero da campanha será o dia 2 de abril. “O cronograma de desligamento do sinal analógico e mudança para o digital foi definido pela portaria 378/2016, do Ministério das Comunicações, que definiu que 360 dias antes do desligamento seja feita uma campanha para informar a população sobre a mudança”, explica Edson Lima, diretor de Engenharia do Grupo Mirante.

Nesse período, quem assiste à televisão aberta pelo sinal analógico recebe avisos na tela sobre a transição do sinal, que se tornarão mais frequentes à medida que a data da mudança se aproxima. Neste início da campanha, os telespectadores começam a ver um logotipo na tela de TV com a letra “A”. Esse símbolo indica que o sinal da TV é analógico. Além disso, tarjas informativas sobre o desligamento serão inseridas durante a programação. Cartelas informativas começarão a ser exibidas 6 meses antes do prazo final e vídeos informativos, com 75 dias de antecedência. “Apenas quem assiste TV pelo sinal analógico receberá as mensagens na tela”, frisa Edson Lima.

Cidades que receberão o alerta

Inicialmente, receberão o alerta as cidades das áreas de Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento, São José de Ribamar e São Luís, que terão o sinal analógico desligado dia 28 de março de 2018, conforme o cronograma estabelecido. “A primeira cidade a ter o sinal desligado será São Luís e ela arrasta consigo as cidades da região metropolitana e outros municípios próximos”, informa Edson Lima.

A mudança ocorre porque a televisão brasileira está passando por uma grande evolução. Até dezembro de 2018, mais de 1.300 cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. Todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que transmite a programação com imagem e som de cinema, sem chuviscos e fantasmas e um som sem chiados.

Como converter o sinal

As pessoas que visualizarem o “A” e a tarja em suas telas devem tomar algumas providências para continuar assistindo a TV aberta no formato digital. Quem possui um televisor de LCD, LED ou plasma, precisa verificar primeiramente se ele foi fabricado após 2010. Caso ele tenha sido fabricado depois de 2010, é bem provável que ele já possua o conversor digital embutido no televisor. Neste caso, basta conectar uma antena UHF no televisor na entrada ANTENA ou ANT IN.

Se o televisor de LCD, LED ou plasma não tiver o conversor embutido, o telespectador precisará conectar um conversor de TV Digital Aberta nele. A instalação é muito simples: basta conectar o conversor e o televisor por meio de um cabo HDMI, que geralmente é fornecido com o conversor de TV Digital. Se o televisor tiver várias entradas HDMI, o conversor pode ser conectado em qualquer uma delas, mas é preciso lembrar de selecionar no televisor a entrada HDMI correspondente para assistir à TV Digital.

Depois, é preciso instalar uma antena UHF no conversor digital. Depois de instalar a antena, é necessário fazer uma atualização de canais do televisor. Cada televisor tem um procedimento diferente. Se o telespectador não souber como atualizar os canais do televisor, é preciso consultar o manual ou entrar em contato com o fabricante.

Kit gratuito de TV digital

As famílias com renda mensal de até três salários mínimo receberão um kit gratuito de TV digital composto por um conversor, antenas e controle remoto. A distribuição de kits já começou em todo o país em 2016. A iniciativa, realizada pelo governo junto com empresas de telecomunicações, pretende beneficiar 14 milhões de pessoas.

Todos os brasileiros inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit de TV digital gratuitamente. Isso inclui, principalmente, os beneficiários do Bolsa Família que não podem comprar uma televisão nova. A solicitação do kit pode ser realizada através da internet, basta acessar o site Seja Digital e informar o número do CPF/NIS do responsável familiar e preencher um formulário eletrônico com dados pessoais.

O beneficiário do Bolsa Família pode realizar o agendamento para a retirada do seu kit via on line, ou por telefone, através do número 147. Quem tem celular pode cadastrar o número para receber um lembrete via SMS sobre a retirada do kit conversor. Apenas o responsável familiar ou um membro da família pode retirar o kit gratuito de TV digital. No ponto de retirada, é necessário apresentar NIS, documento de identidade com foto e o protocolo de agendamento.

Mais

Em caso de dúvidas sobre o processo de desligamento, o cidadão poderá obter informações em uma página da Seja Digital na internet ou entrar em contato gratuitamente com uma central de atendimento telefônico, pelo número 147. O endereço para acesso ao site é http://www.sejadigital.com.br.

Quadro

Vantagens da TV Digital

- além da qualidade de som e imagem superiores, a TV Digital acaba com fantasmas, ruídos e interferências que existiam na TV analógica

- possibilita a transmissão de programas em alta definição (HDTV) com o aspecto de tela 16:9 (ou widescreen), igual ao cinema, e capacidade de áudio de 5.1 canais

- possibilidade de mobilidade e interatividade

Desligamento do sinal analógico no Maranhão

- 28 de março de 2018: áreas Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento, São José de Ribamar e São Luís

- 30 de maio de 2018: área Timon

- 5 de dezembro: áreas Imperatriz, Davinópolis, Governador Edson Lobão, João Lisboa, Senador La Roque e Araioses

Desligamento total em todo o país: 2023

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.