Morde e assopra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

O senador Roberto Rocha (PSB) vive uma espécie de jogo de gato e rato com o governador Flávio Dino (PCdoB), embora, no atual momento, morda mais do que assopre. Mas esse morde-assopra do senador socialista impede que se faça uma leitura clara de seu posicionamento em relação ao comunista nas eleições de 2018.
A semana passada, por exemplo, Rocha passou toda ela numa espécie de provocação a Dino - às vezes aberta, às vezes velada. Até que, no fim de semana, saiu-se com uma de unidade em prol do Maranhão.
O que parece é que o senador espera do governador um chamamento para que ele se junte ao projeto “pela mudança no Maranhão”. O que dá a entender é que, a qualquer momento, agraciado com espaços de poder claramente definidos e projeto eleitoral também assegurado - não apenas para 2018, mas nos próximos pleitos a partir dali -, Rocha passará de adversário político a amigo de infância de Dino num piscar de olhos.
Roberto Rocha sabe que, na atual conjuntura, é um adversário com potencial para encarar uma disputa com Flávio Dino sem maiores riscos, já que, mesmo perdendo o pleito, ainda terá mais quatro anos de mandato no Senado. E é do alto desse cacife que ele joga suas fichas no processo eleitoral do ano que vem.
Faltando pouco mais de um ano e meio para as eleições, e menos de um ano para o início efetivo da campanha, o senador não consegue construir alianças sólidas - ou não quer - porque dá sempre a entender que aguarda um chamamento comunista. E há muito o que negociar em um projeto de poder. Talvez por isso o morde-assopra do senador em relação ao “adversário”.

Dois lados
Nem o governador Flávio Dino nem o seu lugar-tenente, secretário Márcio Jerry, fazem qualquer gesto em relação à candidatura ao senado do deputado José Reinaldo, que desde 2016 espera um afago.
De Jerry o ex-governador sabe que nunca terá nada, já que os dois são desafetos declarados.
Mas Dino mantém-se estranhamente calado, como se não quisesse avalizar o projeto senatorial daquele que foi o seu grande tutor político-eleitoral.

Aliança
O deputado Waldir Maranhão recebeu no fim de semana o apoio do deputado estadual Josimar de Maranhãozinho (PR) ao seu projeto senatorial.
Comandante do PR no estado, Maranhãozinho recebeu quase 100 mil votos nas eleições de 2014 e pretende disputar a Câmara Federal em 2018.
Para garantir o apoio, Maranhão deixou claro a Maranhãozinho que tem o apoio fechado do ex-presidente Lula e do governador Flávio Dino.

Os dois juntos
O grupo que gravita em torno do PMDB vai fazer uma pesquisa qualitativa para analisar um aspecto específico das eleições de 2018.
Os peemedebistas querem saber como o eleitor reagirá a uma eventual chapa com Roseana Sarney (PMDB) de candidata a governadora e Sarney Filho (PV) como candidato a senador.
O resultado desse levantamento vai balizar a movimentação dos dois partidos nas eleições do ano que vem.

Fórum da Magistratura
O I Fórum de Debates da Magistratura do Maranhão vai reunir juízes do Poder Judiciário para discutir a crescente demanda processual, envolvendo empréstimos consignados.
O evento será realizado no dia 7 de abril, de 8h30 às 12h e 14h às 18h, no auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma).
A juíza Sônia Amaral, da Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização do Tribunal de Justiça do Maranhão (AGEM-TJMA), ressalta que o fórum será um espaço de discussão dos magistrados para conhecerem um pouco mais sobre o tema.

Duas vezes
A Polícia Federal e o Ministério Público Federal tentaram, por duas vezes, a prisão de um dos envolvidos na Operação Turing.
Na primeira vez, além da prisão - negada pelo juiz federal Magno Linhares -, foi pedida também busca e apreensão na emissora em que o blogueiro trabalha.
O MPF insistiu, apresentando novos argumentos para a prisão, mesmo assim negada novamente por Linhares.

Homem-forte
Vinculado diretamente à cúpula nacional do PSDB, é o secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, quem garante ao governador Flávio Dino a permanência na coligação.
Andrade foi “importado” por Flávio Dino de Minas Gerais, onde mantinha forte relação com o senador Aécio Neves.
O problema é que Neves começa a ser esvaziado no ninho tucano, que quer se opor abertamente ao projeto das esquerdas em 2018.

Cidadania
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cleones Cunha, a desembargadora aposentada Etelvina Gonçalves, e o juiz auxiliar Júlio Prazeres serão agraciados com o título de Cidadão de Bom Jardim.
A comunicação foi feita pelo prefeito de Bom Jardim, Francisco Alves de Araújo, e o vereador Antônio Gomes da Silva, durante visita ao presidente do TJ.
“Agradeço, imensamente, pela concessão do título a nós, magistrados. Com certeza, será uma emoção e um momento único receber essa homenagem”, comentou o presidente do TJMA, Cleones Cunha.

E MAIS

• O ex-prefeito Sebastião Madeira continua em forte articulação nacional pela mudança no controle do PSDB maranhense.

• A decisão do STJ em relação à situação eleitoral de Bacabal abre caminho para uma decisão também em relação a Dom Pedro.

• O DEM trabalha fortemente no Maranhão para emplacar um suplente de senador nas chapas que gravitarão em torno da reeleição de Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.