Bate-Bola

Com prestígio recuperado, Brasil encara o Paraguai pelas Eliminátórias

Ney já é apontado como melhor jogador do Mundo

Edivan Fonseca

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

OBrasil vai confirmar hoje, contra o Paraguai, em São Paulo, a assinatura no visto do seu passaporte para a Copa do Mundo da Rússia em 2018. Na goleada por 4 x 1 sobre o Uruguai, na semana passada, em pleno Estádio Nacional, na casa do adversário, o visto de entrada da nossa seleção começou a ser assinado. Não se trata de otimismo exagerado, m as sim de confiança. Nosso time, sob o comando do técnico Tite, readquiriu o gosto de jogar futebol e, mais do que isso, voltou a ser seleçãso mais temida do mundo pelos adversários, sobretudo aqueles do continente Sul-Americano, que vinham desden hando da nossa equipe, principalmente na época de Dunga. Na verdade, não era para menos, pois, com o ex-treinador o Brasil corria o sério risco de sequer conseguir se classificar para o Mundial, pela primeira vez na história. Está dando prazer assisttir aos jogos da seleção canarinha. Como nos velhos tempos. Nesta terça-feira, sem a menor dúvida, o país inteiro ficará na frente da televisão para se encantar com as jogadas mágicas do garoto Neymar, com o belo futebol coletivo do restante da equipe. Tem razão a torcida brasileira que está ovacionando o treinador Tite onde quer que ele vá. Ele não joga, mas tem o mérito de ter feito nossa seleção entrar em campo e fazer os adversários tremerem na base. Antigamente se ouvia a música ecoar de ponta a ponta no país: vai ter mais um baile lá no Masracanã. Hoje, podemos garantir: vai ter mais um baile na Arena Corinthians. Até o torcedor paulista, que sempre oulhou a seleção com reservas, mesmo nos tempos de Pelé, de Zico e companhia, hoje já se rendeu ao encanto do extraordinário futebol que os garotos de Tite estão jogando.
Não vai dar zebra. A discussão atualmente não é sobre a retomada do futebol futebol brasileiro. O qua começa a ser comentado é sobre que deverá ser eleito o melhor jogador do mun do em 2017. O garoto Neymar já é apontado como o cara para a Fifa entregar a Bola de Ouro. Ele deixou de ser coadjuvante para ser apontado como o astro principal, deixando Cristiano Ronaldo e Messi para ttrás. A v ez agora é de o mundo se render ao garoto da nossa seleção.

Cafu referenda
A propósito de quem é o melhor, o capitão Cafu não tem dúvida: é Neymar.
As recentes atuações decisivas de Neymar em seus jogos pela Seleção Brasileira e Barcelona vêm elevando o patamar do principal jogador do futebol brasileiro a nível internacional. Para o pentacampeão mundial Cafu, no entanto, não há dúvidas: o atacante é o melhor do mundo na atualidade. Em evento de exibição da taça da Copa do Mundo de 2018 ontem, em São Paulo, o ex-lateral afirmou que o camisa 10 da Seleção está um nível acima de Cristiano Ronaldo e Messi.
“Ele já ultrapassou este nível de Messi e Cristiano Ronaldo. Hoje ele é um dos melhores jogadores do mundo. Tecnicamente não se discute a qualidade do Neymar. Espero que ele consiga se consagrar futuramente com o título de melhor do mundo. Mas já vejo ele hoje um nível acima de Cristiano Ronaldo e Messi”, declarou o capitão do penta.
Com este patamar alcançado, Cafu acredita que Neymar é a grande esperança do Brasil na busca pelo título da Copa do Mundo de 2018. O ex-lateral, porém, prega que os outros jogadores tem papel fundamental para que a Seleção cresça coletivamente.
“A nossa maior esperança hoje é o Neymar. Os jogadores têm que jogar para ele e ele pelos jogadores. Enquanto tivermos este entendimento, o Brasil ficará no patamar das principais seleções do mundo”, afirmou.
Cafu acredita que esta maturidade coletiva vem sendo alcançada com o técnico Tite e foi o fator fundamental para a mudança de patamar da Seleção Brasileira após a chegada do novo treinador.
“O Tite deu uma nova cara para a Seleção. O time tem uma identidade e um estilo de jogo. Hoje temos a divisão de responsabilidades, não está tudo em torno do Neymar. Por isso, estamos tendo um grande desempenho - completou.
Com Neymar em campo, o Brasil pode alcançar já nesta terça-feira seu primeiro objetivo em busca do hexacampeonato mundial. Em jogo marcado para as 21h45(de Brasília), a Seleção Brasileira recebe o Paraguai, na Arena Corinthians, e pode garantir vaga na Copa do Mundo em caso de vitória e uma combinação de resultados.

Ceaf afasta Paulo Sérgio
O árbitro Paulo Sérgio Santos Moreira foi afastado do Campeonato Maranhen se por tempo indeterminado. A decisão foi tomada pelo presidente da Ceaf-MA, Marcelo Filho, como punição aos erros cometidos no comando do jogo Cordino 2 x 1 São José, sábado, em Barra do Corda. Na ótima de Marcelo, que assistiu ao vídeo do jogo, Paulo Sérgio deixou de assinalar nãoi apenas o pênalti a favor mdo São José, que ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo. “Ele não deu também uma penalidade clara a fav or mdo Cordino aos sete minutos do primeiro tempo. É claro que a chiadeira maior tinha de ser do São José, pois o pênalty poderia mudar o resultado da partida, que estava empatada por 1 x 1. Ele esteve em uma jornada infeliz. Por isso, está afastado por tempo indeterminado”, frisou Marcelo Filho.
Paulo Sérgio vai voltar a assistir aulas teóricas e participar de aulas práticas, aproveitando as aulas que estamos ministrando para os mais novos. Ele passará por uma reavaliação para somente então voltar a apitar jogos do Campeonato Maranhense.
Marcelo avaliou como positiva a arbitragem maranhenbse, apesar dos erros cometidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.