Festividade

Grande Loja Maçônica do Maranhão comemora hoje 57 anos de atividades

Serão homenageados em solenidade fechada maçons vivos e in memorian, que contribuíram para o progresso da instituição no Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Grão-Mestre Ubiratan João de Castro detalhou programação de aniversário da Glema
Grão-Mestre Ubiratan João de Castro detalhou programação de aniversário da Glema (Ubiratan)

A Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão (Glema) promoverá, nesta segunda-feira, uma cerimônia em comemoração aos seus 57 anos de fundação. Durante a solenidade, marcada para ter início às 19h, no Palácio Maçônico, no conjunto Bequimão, serão homenageados irmãos maçons, vivos e in memorian, que contribuíram para o progresso e para o engrandecimento da instituição em nível local.

O Grão-Mestre Ubiratan João de Castro ressalta que o número 57 guarda importante significado para os maçons por ser um algarismo perfeito e representar a divindade cultuada pelos membros da ordem. Decompondo o algarismo, tem-se a representatividade que tanta relevância tem para os adeptos (57 = 5 + 7 = 12 = 1 + 2 = 3).

Perfeito e místico, o “3” representa a divindade (pai, filho e espírito santo), além do triângulo que ao centro tem o “Olho que tudo vê”, ou seja, a visão de Deus. “Essa combinação numerológica só acontecerá de novo em 2026”, quando a Glema festejará 66 anos, lembra o grão mestre, acrescentando que a comemoração será reservada, restrita aos maçons e às suas esposas (chamadas de cunhadas por todos os irmãos da ordem).

Progresso

Ubiratan atribui o crescimento da maçonaria no Maranhão, onde já existem 60 lojas, nos principais municípios, ao trabalho silencioso, mas produtivo da ordem em prol do bem estar humano. Segundo ele, a expansão se deu, mais intensamente, nos últimos três anos, período que coincide com a sua ascensão ao posto de Grão-Mestre. “Flexibilizamos bastante os critérios para ingresso na maçonaria, mas qualquer indivíduo interessado em aderir à ordem deve ter seu nome levado à apreciação de todas as lojas e deve ser aprovado por unanimidade para ser aceito”, explica.

Sobre as atividades realizadas pela maçonaria em prol da sociedade, o grão-mestre destaca as diversas ações de cunho social, assistência a asilos, Campanha SOS Vida no Trânsito (em parceria com diversos órgãos e entidades), distribuição de cestas básicas, manutenção de bancos de sangue, dentre tantas outras benfeitorias.

Dia do Maçon

Em de agosto deste ano, a Glema promoverá um grande evento festivo, aberto ao público, para celebrar o Dia do Maçon. Nessa data, serão inauguradas uma escola para estudantes do ensino fundamental, na modalidade reforço escolar, e um posto médico, frutos de parceria com o poder público. Serão convidadas várias autoridades, de modo a reafirmar a soma de esforços da maçonaria em benefício da sociedade.

Histórico

A Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão (Glema) foi fundada em 27 de março de 1960, com três lojas agregadas: Loja Independência nº 22, em São Luís, Loja Deus e Caridade nº 24, em Codó, e Loja Lauro Sodré, nº 26, em São Luís. Na época, todas eram jurisdicionadas à Grande Loja Maçônica do Estado do Pará. Logo depois, foram renumeradas como Loja Independência nº 1 (São Luis), Loja Deus e Caridade nº 2 (Codó) e Loja Lauro Sodré nº 3 (São Luís).

A sede da Glema teve como primeiro endereço a Rua José Augusto Correia, nº 226, sendo o seu templo sitiado na Avenida São Cristovão, s/nº, Tirirical, e sua Secretaria Administrativa, localizada na Rua do Sol, nº 141, Centro.

Seu primeiro grão-mestre foi o Sereníssimo Grão-Mestre Irmão Joaquim de Mendonça Habib, que conduziu a Potência de 1960 até 1963, no seu primeiro mandato, tendo sido reeleito para um segundo mandato, de 1963 a 1966.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.