Combates

Forças da Síria dizem estar em base aérea do EI

Elas entraram no Aeroporto Militar de Al Tabqa, controlado pelo grupo jihadista Estado Islâmico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
SDF têm o apoio da coalizão internacional, liderada pelos EUA
SDF têm o apoio da coalizão internacional, liderada pelos EUA (FS)

Damasco

Forças Democráticas da Síria (SDF) entraram neste domingo, 26, no Aeroporto Militar de Al Tabqa, 58 quilômetros a oeste da cidade de Al Raqqa e controlado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informou o porta-voz dessa aliança liderada por milícias curdas, Talal Salu.

“Agora, existem combates dentro do aeroporto e nossas forças controlam quase 70% do local”, explicou Salu, em conversa por telefone. Ele afirmou que estão acontecendo enfrentamentos tanto dentro quanto nos arredores do aeroporto. "Esperamos poder tomar o controle total nas próximas horas", indicou.

As SDF têm o apoio da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos.
Já o Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que as SDF estão nas imediações da base aérea. A ONG destacou que o EI retirou a maioria de seus combatentes do aeroporto e os enviou a outras áreas de seu domínio nas proximidades.

Devido aos últimos avanços na região, as SDF cortaram também a estrada que liga Al Tabqa a Al Salamiya, na província vizinha de Hama, acrescentou o Observatório.

O EI controla a base aérea de Al Tabqa desde agosto de 2014, quando os terroristas tomaram de soldados governamentais sírios o domínio deste aeroporto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.