Impacto

Trump aprova construção de polêmico oleoduto Keystone XL

Empreendimento havia sido barrado ppelo presidente Barack Obama devido a impacto ambiental

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
( O presidente dos EUA, Donald Trump, sorri após anunciar sua autorização para a construção do oleoduto Keystone XL)

Washington - A administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou o oleoduto Keystone XL da TransCanada Corp na sexta-feira,24, animando a indústria do petróleo e enfurecendo ambientalistas, ainda que obstáculos mais adiante no projeto permaneçam.

A aprovação reverte uma decisão do ex-presidente Barack Obama de barrar o projeto, mas a companhia ainda precisa obter o financiamento, conseguir licenças locais e vencer desafios legais para que o oleoduto seja construído.

"A Transcanada será finalmente permitida a concluir esse projeto, há muito atrasado, com eficiência e rapidez", disse Trump no Salão Oval antes de perguntar ao presidente da Transcanada Corp, Russell Girling, sobre quando a construção irá começar.

"Temos trabalho a fazer em Nebraska para conseguir nossas licenças lá", disse Girling. "Nebraska?", disse Trump. "Eu ligarei para Nebraska."

Trump anunciou a autorização presidencial para o oleoduto Keystone na Casa Branca com Girling e Sean McGarvey, presidente dos Sindicatos de Construção da América do Norte, ao seu lado. Ele disse que o projeto iria reduzir os preços do combustível a consumidores, criar empregos e reduzir a dependência dos Estados de petróleo estrangeiro.

As ações da Transcanada listadas nos EUA subiram 0,52% para US$ 46,50, tendo subido até 7% antes do início da sessão.

O oleoduto que ligará as areias petrolíferas do Canadá a refinarias dos EUA havia sido barrado por Obama, que disse que o projeto não ajudaria em nada na redução dos preços de combustíveis para motoristas dos EUA e iria contribuir a emissões relacionadas ao aquecimento global.

Trump, no entanto, prometeu durante sua campanha que aprovaria o projeto e assinou um decreto para avançar o projeto logo após assumir o cargo em janeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.