Meio ambiente

Protetores ambientais discutem o meio ambiente em seminário

O evento contou com mesas redondas, apresentações culturais, exposição de objetos e materiais confeccionados pelas crianças da iniciativa, e homenagens às pessoas que se destacaram na luta pelo meio ambiente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Crianças da iniciativa Protetores Ambientais em Ação participaram do evento
Crianças da iniciativa Protetores Ambientais em Ação participaram do evento (seminario)

Crianças da iniciativa Protetores Ambientais em Ação realizaram na sexta-feira, 24, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão, o seminário “Açã Jeniparana… estamos te ouvindo”. O evento contou com mesas redondas, apresentações culturais, exposição de objetos e materiais confeccionados pelas crianças da iniciativa, e homenagens às pessoas que se destacaram na luta pelo meio ambiente.

O mais interessante é que toda a dinâmica do seminário foi feita pelas crianças e adolescentes da iniciativa Protetores Ambientais em Ação, isso quer dizer que eles participaram das discussões, participaram das apresentações e até mesmo fizeram as bolsas que foram distribuídas aos participantes do seminários.

A iniciativa Protetores Ambientais em Ação é um projeto que faz parte do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana. A princípio, o Comitê contava com crianças e adolescentes apenas a partir dos 11 anos, mas viu-se a necessidade de ampliar essa abrangência, com isso surgiu o novo projeto, que completa um ano agora em maio de 2017.

O seminário então, funciona como um trabalho de conclusão, onde as crianças apresentaram tudo o que aprenderam e também puderam cobrar dos gestores públicos presentes, São Luís e São José de Ribamar enviaram representantes, através de uma carta de intenções que foi confeccionada durante o evento.

Trajetória
O Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana surgiu em 2011, com apoio do O Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH) e de 8 escolas comunitárias. É um projeto de educação ambiental, cuja iniciativa visa engajar a juventude no andamento das políticas públicas no Maranhão, em especial, na preservação e conservação dos seus recursos hídricos. O Comitê é o primeiro projeto nesta faixa etária (11 a 15 anos) instituída no Brasil, é pioneiro no Maranhão e foi inspirado no modelo criado no município de Maracanaú no Ceará.

Neste tempo o projeto já recebeu prêmios, incluindo, em 2015, o reconhecimento como a melhor prática em educação para gestão de recursos hídricos, durante o 13º Encontro Interbacias, em São Pedro-SP.

Em 2016, o Comitê avançou em suas ações e deu início à iniciativa Protetores Ambientais em Ação, permitindo agregar crianças a partir dos 5 anos de idade, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Esse projeto terá duração de 1 ano e vai atender a 180 crianças de forma direta e mais de 2 mil de forma indireta.

SAIBA MAIS

Os membros do Comitê foram buscar na língua Tupi-Guarani a palavra “Açã”, que quer dizer grito/gritar, para fazer um alerta para realização de efetivas ações para salvar o Jeniparana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.