Saúde

Atenção aos cuidados com a saúde bucal durante a gravidez

Dentista dá dicas para evitar complicações bucais na gestação; pesquisa aponta que 83% das grávidas apresentaram algum problema periodontal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Cuidados com a saúde da boca devem ser redobrados pelas gestantes
Cuidados com a saúde da boca devem ser redobrados pelas gestantes (gravida - dente)

SÃO PAULO - Durante a gravidez, os cuidados com a saúde da boca devem ser redobrados. Pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) acompanharam a rotina de 88 gestantes e descobriram que 83% delas apresentaram algum problema periodontal, como inflamações ou infecções na gengiva. “Isso ocorre porque a mulher está com uma maior produção de hormônio, o que contribui para a entrada de bactérias na gengiva”, explica Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto.

Algumas complicações são mais prováveis de ocorrer durante essa fase da vida da mulher, como a gengivite, doença periodontal, e erosões dentárias em decorrência de vômitos. Além disso, estudos realizados pela Unifesp indicam que mulheres que possuem complicações odontológicas durante a gravidez têm mais chances de um parto prematuro. “As bactérias que estão causando a inflamação da gengiva podem entrar na corrente sanguínea e consequentemente chegar ao líquido amniótico e placenta, induzindo um parto antecipado”, alerta Rosane.


O importante é saber que a grávida pode sim ser submetida a tratamentos odontológicos com cuidados especiais e que manter o foco de infecção na boca ou manter-se com dor pode ser mais prejudicial ao bebe do que realizar o tratamento.


Cinco dicas para não ter complicações odontológicas na gravidez:

1 - Para começar, quando se planeja uma gravidez, a ida ao dentista deve ser tão importante quanto a ida aos médicos. Uma análise completa da boca e tratamentos realizados antes da gestação pode evitar complicações durante os nove meses e posteriormente. Também vale lembrar que o acompanhamento com o dentista poderá ser feito durante todo o período da gestação. No caso de uma gravidez não planejada, é imprescindível consultar o dentista logo após a descoberta.

2 - A boca ressecada é um sintoma comum entre as gestantes, por isso, manter-se hidratado e praticando a escovação 3 vezes ao dia pode ser ideal para evitar a infecção bucal. Mascar gomas sem açúcar também pode ajudar na produção da saliva.

3 - Nos primeiros meses, muitas mulheres sentem enjoos e possuem náuseas com mais frequência. Os vômitos, principalmente se ocorrerem em excesso, fazem com que o ácido do estômago entre em contato com os dentes e gengivas, também causando problemas odontológicos, como a erosão dos dentes, por exemplo. Nessa fase, é importante realizar a limpeza bucal em todas as ocorrências, preferencialmente com enxaguante com flúor, para manter a acidez sob controle.

4 - O uso de fio dental é ainda mais importante durante a gravidez. É bom lembrar que durante a limpeza não deve ocorrer sangramentos, se isso acontecer, é sinal de anormalidade e o dentista deve ser procurado.

5 - A alimentação é fundamental para a gravidez e também pode influenciar na saúde da boca. Portanto, abuse de frutas, verduras e fibras e pondere o consumo os açúcares. Alimentos que requerem maior mastigação ajudam a tirar as impurezas dos dentes, além de contribuir para o aumento de produção de saliva.

6 - Em relação aos tratamentos com o dentista durante a gravidez, é recomendável que os procedimentos de urgência não deixem de ser realizados, sendo que o período mais ideal para isso é o segundo trimestre de gestação. Já para os tratamentos eletivos, que possuem finalidade estética, o ideal é aguardar o nascimento do bebê.

7 - O uso de anestésicos não está contraindicado porém há alguns que são específicos para a condição. Também há medicamentos específicos que as gravidas podem tomar em caso principalmente de dor, inflamação e infecção envolvendo a cavidade oral.

8 - As tomadas radiográficas não estão contraindicadas desde que o dentista utilize o avental de chumbo para proteção do bebe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.