Roubo

Quase 500 veículos roubados em menos de 2 meses na Ilha

Dados da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos mostram que de fevereiro até sexta-feira, 24, foram 487 ocorrências, a maioria envolvendo motocicletas; a média em fevereiro foi nove casos por dia; recuperação atinge 70%

Ismael Araujo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Veículos roubados na Região Metropolitana e recuperados pela polícia, em frente à delegacia especializada.
Veículos roubados na Região Metropolitana e recuperados pela polícia, em frente à delegacia especializada. (Quase 500 veículos roubados em menos de 2 meses na Ilha)

SÃO LUÍS - Quatrocentos e oitenta e sete veículos já foram tomados de assalto de fevereiro deste ano até o último dia 24 na Ilha, segundo dados da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV). Somente no segundo mês de 2017 foram registradas um total de 269 ocorrências. Setenta e cinco por cento desses casos envolveram motocicletas. A porcentagem de veículos recuperados na Região Metropolitana de São Luís, segundo a polícia, é de 70%.

“A moto é mais fácil de transportar, de vender e até mesmo de fazer o desmanche”, disse o delegado titular da DRFV, Jeffey Furtado. Ele informou ainda que a média foi nove veículos roubados por dia no mês de fevereiro deste ano. Em março, até sexta-feira, 24, 218 já tinham sido levados por bandidos.

Ainda segundo o delegado, a motocicleta lidera as estatísticas de roubo e da marca Honda continua a mais visada pelos assaltantes. Esse tipo de transporte, na maioria das vezes, é usado pelos criminosos em suas ações criminosas e logo depois são abandonados.

Parte dos veículos roubados serve para desmanches em oficinas clandestinas e as peças vendidas em pontos comerciais, localizados na Ilha. Além disso, esses veículos também são vendidos no interior do Maranhão ou em outros estados. O delegado declarou que os veículos vendidos têm as placas clonadas, numeração do chassi adulterado e a documentação falsificada.

Assaltos

Jeffrey Furtado declarou que no momento não há locais onde há predominância desse tipo de crime, pois os criminosos podem atacar as suas vítimas ao chegar ou sair de sua residência, em locais ermos ou em via pública movimentada.

Eles agem de forma violenta com uso de arma de fogo e conseguem fugir antes da chegada da polícia. Os bandidos geralmente fogem para um local de difícil acesso com o propósito de esconder o produto roubado.

O delegado disse ainda que os mototaxistas e táxi-lotação são alvo constante dos bandidos. Na maioria das vezes, os criminosos passam por clientes e logo depois anunciam o assalto. Portando armas de fogo eles conseguem levar o dinheiro e o veículo da vítima.

Combate

Jeffrey Furtado informou que a polícia tem feito um trabalho intensivo de combate a essa onda de crimes realizando operações em toda a Ilha e no interior do estado. No ano passado, por exemplo, 350 inquéritos policiais foram instaurados e concluídos na delegacia. Este ano já foram 80 casos.

O delegado disse ainda que na sexta-feira, 24, uma equipe da DRFV prendeu em flagrante delito Edvaldo Gonçalves, no Maiobão, suspeito de vender uma motocicleta Honda Pop preta, que tinha sido roubada em fevereiro, no Tibiri. Inclusive, esse criminoso tinha colocado o anúncio de venda desse veículo roubado em um site de venda.

Na quinta-feira, 23, uma equipe da DRFV conseguiu estourar uma oficina clandestina de desmanche de veículos no bairro Cohabiano, no Cohatrac, e prendeu Jailson Santos Silva, o Pitoco, e Márcio José Oliveira Ribeiro.

Em fevereiro deste ano, os policiais prenderam integrantes de uma organização criminosa suspeitos de roubar e comercializar veículos de luxo no Maranhão. Segundo o delegado, o bando era comandado na capital por Jonathas Aurélio Ribeiro de Sousa, o Jhony Boy, e Fábio Aurélio do Lago e Silva, o Buchecha, que é um dos envolvidos da morte do blogueiro, jornalista e repórter de O Estado, Décio Sá. O assassinato do jornalista ocorreu em um bar da Avenida Litorânea no dia 23 de abril de 2012.

Número

487

É o número de veículos, entre motocicletas e carros, que já foram tomados de assalto de fevereiro até sexta-feira, 24, na Região Metropolitana de São Luís, 75% deles são motocicletas

Frase

“A motocicleta é mais fácil de transportar, de vender e até mesmo de fazer o desmanche”

Jeffey Furtado, delegado titular da DRFV

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.