Carne Fraca

Presidente do Sindicarne critica espetacularização de operação da PF

Para o pecuarista Nelson Frota, a Polícia Federal fez uma grande celeuma na chamada Operação Carne Fraca, tornando problemas pontuais em alguns frigoríficos, em uma situação que prejudicou toda a cadeia produtora, desestabilizando o agronegócio brasileiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Nelson Frota disse que a opeação desencadeada pela Polícia Federal foi inconsequente e irresponsável
Nelson Frota disse que a opeação desencadeada pela Polícia Federal foi inconsequente e irresponsável (Carne)

SÃO PAULO - O presidente do Sindicato da Indústria de Carne e Derivados no Estado do Maranhão (Sindicarne), Nelson Frota, classificou como inconsequente, irresponsável e de irreparável dano para o país a dimensão que foi dada pela Polícia Federal, segundo ele, com o apoio da imprensa, à Operação Carne Fraca.
Nelson Frota ressaltou que de um total de 4.800 plantas, em que se identificou apenas três frigoríficos interditados e outros 18 sob investigação, se fez uma grande celeuma que está desestabilizando o agronegócio brasileiro. “Este setor é motivo de orgulho para o Brasil, que está ajudando o país a superar nesse momento de crise”, disse.
Ele pontuou que o Brasil não conquistaria a posição de segundo maior exportador de carne do mundo se sua produção fosse irregular como foi repassado para a sociedade pela Polícia Federal. “O mundo não é bobo”, declarou.
Para ele, esse importante setor, que contribui para o saldo da balança comercial brasileira não pode ser prejudicado por problemas pontuais, perdendo mercados importantes como a China. Não é só a indústria da carne que está sendo prejudicada, mas toda a cadeia do agronegócio. “Isso pode quebrar o Brasil”, assinalou Nelson Frota, mostrando preocupação e indignação.
O Presidente do Grupo Mateus, o empresário Ilson Mateus também se mostra preocupado com a forma como a operação da Polícia Federal foi divulgada, criando um ambiente de pânico na população.
Ele disse que o fornecimento de carne para a sua rede de supermercados é de qualidade, oriundo em grande parte do estado do Pará. “O consumidor pode ficar tranquilo em relação ao nosso produto”, garantiu.

Atmosfera modificada
As lojas Hiper Mateus Renascença e Supermercado Mateus Cohama já dispõem do sistema Atmosfera Modificada (ATM), que consiste em embalar a carne retirando maior parte do oxigênio residual presente, introduzindo-se uma mistura de gases (na maioria dos casos nitrogênio e dióxido de carbono) de forma a inibir a proliferação de micro-organismos, formação de fungos e retardar a ação enzimática natural em certos produtos.
O resultado é um produto que se mantém fresco por um período muito maior, sem necessidade de congelamento. O Grupo Mateus já adquiriu equipamento alemão com vistas a instalar uma planta industrial em São Luís para embalagem de carne no sistema ATM visando atender toda a sua rede.
A dona de casa Lilia Maria Andrade disse que sempre observou a qualidade da carne que consome e que agora ficará ainda mais atenta depois dessas denúncias. “Até então verificava somente o prazo de validade. Agora estou observando também o cheiro, a cor e a procedência da carne”, informou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.