Ação da PM

PM apreende veículos em operação na Avenida Litorânea

Condutores estariam fazendo manobras perigosas, colocando em risco a vida de outras pessoas; 40 motos e três carros foram guinchados na ação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Algumas motos foram apreendidas porque os condutores não tinham a documentação exigida pelo CTB
Algumas motos foram apreendidas porque os condutores não tinham a documentação exigida pelo CTB (motos)

SÃO LUÍS - Quarenta motocicletas e três carros foram apreendidos pela Polícia Militar em operação na Avenida Litorânea. Os condutores tiveram os veículos recolhidos porque foram flagrados fazendo manobras perigosas, que poderiam causar acidentes na via. Além disso, muitos deles conduziam as motocicletas sem a documentação exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

A operação que apreendeu os veículos aconteceu na noite de quinta-feira, dia 23, e foi realizada pela Companhia de Polícia Militar de Turismo Independente (CPTur). No total, 43 veículos foram recolhidos. De acordo com a SSP, a apreensão ocorreu porque os condutores realizavam manobras perigosas (exibicionismo), pondo em risco a vida de terceiros que se encontravam na localidade.

Gravíssimo
Segundo o artigo 175 do CTB, utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus, é infração gravíssima.

O condutor flagrado cometendo o ato está sujeito a multa, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo. Foi o que aconteceu durante a operação. Em 2017, foram registradas 87 ocorrências do tipo em São Luís, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran). Alguns condutores eram adolescentes

Além disso, foi constatado que muitos não portavam ou não possuíam Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A prática é considerada infração gravíssima pelo CTB e gera uma punição salgada: multa de R$ 574,62. Somente este ano, 722 condutores foram multados por dirigirem sem permissão.

Outra irregularidade verificada durante a operação é que alguns condutores eram adolescentes. Após a operação os veículos foram recambiados e estão sob a guarda da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).

Número
97.823
é a frota de motocicletas de São Luís atualmente

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.