Cinema

O homem por trás do mito

Longa-metragem “Bingo – O Rei das Manhãs”, com Vladimir Brichta, Leandra Leal e Emanuelle Araújo, tem estreia prevista para o segundo semestre

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Vladimir Brichta na pele do palhaço Bingo
Vladimir Brichta na pele do palhaço Bingo (Bingo: O rei das manhãs)

Tem estreia prevista para o dia 24 de agosto deste ano o filme “Bingo – O Rei das Manhãs”, com Vladimir Brichta, Leandra Leal, Emanuelle Araújo e grande elenco. Dirigido por Daniel Rezende, premiado montador indicado ao Oscar por “Cidade de Deus”, com roteiro de Luiz Bolognesi (“Bicho de Sete Cabeças”, “Uma História de Amor e Fúria” e “As Melhores Coisas do Mundo”), o longa-metragem traz um retrato da efervescente televisão nacional nos anos 1980, cheio de cores vibrantes e músicas ícones da época. A obra é um dos mais aguardados lançamentos nacionais deste ano.

“Bingo – O Rei das Manhãs” é inspirado na vida de Arlindo Barreto e levará aos cinemas a história de Augusto, um artista que sonha com seu lugar sob os holofotes. A grande chance surge ao se tornar “Bingo”, um palhaço apresentador de um programa infantil na televisão que é sucesso absoluto. Porém, uma cláusula no contrato não permite revelar quem é o homem por trás da máscara. Augusto, o “Rei das Manhãs”, é o anônimo mais famoso do Brasil.

O filme é estrelado pelo ator Vladimir Brichta, que atualmente pode ser visto como o roqueiro decadente Gui Santiago, na novela “Rock Story”, exibida às 19h, na TV Globo. No início da produção, o nome do ator Wagner Moura chegou a ser cogitado para viver o palhaço, mas por conta de conflitos da agenda o ator desistiu de interpretar o personagem e foi substituído por Brichta, que, segundo o diretor do filme foi uma indicação do próprio Moura e topou o papel.

O filme também contou com a participação de Domingos Montagner, falecido em setembro do ano passado. Ao invés de atuar, Montagner colaborou no laboratório de Brichta para viver o palhaço. "A gente fez um processo de preparação dele como palhaço, que foi feito, inclusive, pela companhia La Mínima, que está no filme e é do Fernando Sampaio e do nosso já saudoso Domingos Montagner. O Fernando e o Domingos estão no filme como palhaços, eles têm uma participação e também prepararam o Vladimir como palhaço”, contou o diretor do filme Daniel Rezende, em entrevista ao site Adorocinema.com, durante a primeira exibição do trailer filme durante a edição da Comic Com Experience, realizada no ano passado.

Ritmo

Com muita ironia e humor ácido, ambientado numa roupagem pop e exagerada dos bastidores da televisão nos anos 1980, o filme conta essa incrível e surreal trajetória de um homem em busca do reconhecimento da sua arte. A produção é da Gullane, em associação com a Empyrean e é coproduzido e será distribuído pela Warner Bros Pictures.

Arlindo Barreto, que passou da glória ao inferno, um dos atores que viveu o palhaço inspirado pelo bufão criado na TV americana em 1946. Mas em “Bingo – O Rei das Manhãs”, apesar das semelhanças, os nomes foram mudados: Arlindo virou Augusto e, em vez de Bozo, seu personagem se chama Bingo. A emissora onde ele bate ponto matinalmente também não atende pelo nome SBT (nem TVS, como o canal era chamado na época).

Só uma personagem real teve o nome mantido: a cantora Gretchen, dona do bumbum mais cobiçado do país nos idos de 1980, que será vivida por Emanuelle Araújo. No mais, entram no elenco Leandra Leal, na pele da diretora do programa do Bingo; Pedro Bial, como um empresário de TV; Augusto Madeira, na pele de um cameraman divertido; e Tainá Muller como a ex de Augusto. Personalidades de blogs e sites da web também fazem participações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.