Estudo

História e cultura material

O livro “A Escrita e o Artefato como Textos. Ensaios sobre História e Cultura Material”, organizado pelos professores Alexandre Guida Navarro e João Costa Gouveia Neto, será lançado segunda-feira, às 14h, no Centro de Ciências Humanas da UFMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Alexandre Navarro é um dos organizadores da obra
Alexandre Navarro é um dos organizadores da obra

Associar os estudos de história com a cultura material é o propósito do livro “A Escrita e o Artefato como Textos. Ensaios sobre História e Cultura Material”, que traz 21 artigos organizados pelos professores Alexandre Guida Navarro, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e João Costa Gouveia Neto, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O lançamento acontece nesta segunda-feira, às 14h, no Auditório A do Centro de Ciências Humanas da UFMA. O objetivo do livro é mostrar ao leitor que o artefato não fala por si próprio. É o estudioso que lhe dá um significado, a partir de seu contexto. Ao fazer isso, o arqueólogo ou estudioso da cultura material transforma o artefato em texto, que pode ser lido.

O evento será marcado por três palestras ministradas por professores que participam do livro com artigos. Além de Alexandre Guida Navarro, que abordará o tema “Resultados preliminares do projeto arqueológico das estearias maranhenses”, o professor mestre João Costa Gouveia Neto vai falar sobre “Os instrumentos musicais e a cultura material de elite na São Luís da segunda metade do século XIX” e Ana Lívia Bonfim Vieira discorrerá sobre “Uma polis do ver e ouvir: Atenas e cerâmica ática”.

João Costa Gouveia Neto fará palestra no evento
João Costa Gouveia Neto fará palestra no evento

O livro tem 382 páginas e os textos são assinados por 14 professores e seis alunos de Mestrado. Desses seis, cinco já são mestres. “A ideia era associar os estudos de História com a cultura material. Percebemos que aqui no Maranhão não havia estudos sobre essa temática, ligando a história com a produção de artefatos. Trata-se de um livro inédito nesse sentido”, disse Alexandre Guida Navarro. A obra é dividida em três partes.

A primeira parte do livro resultou do Congresso de Americanistas, realizado em Viena, na Áustria, em 2012, no qual Navarro coordenou uma Mesa Redonda. O evento contou com a presença de estudiosos da América Pré-Colombiana e a Mesa era formada por seis professores, incluindo ele. Os outros eram da Universidade Nacional Autônoma do México. “Eu os convidei para escrever um texto e nessa primeira parte, o livro se refere a esse conjunto de textos desses professores, entre eles, o pesquisador e professor doutor Bernardo Fahmel Beyer, do Curso de Antropologia”, contou Navarro, que é coordenador do Laboratório de Arqueologia da UFMA.

Na segunda parte, o livro aborda o tema da cultura material. São temas diversos, que vão desde os instrumentos musicais, passando por numismática (estudo das moedas), história da Grécia Antiga, História Medieval, até o colecionismo de objetos. Na terceira parte, participam alunos que estavam estudando mestrado no Curso de História da UFMA. Grande parte já é mestre.

A obra foi financiada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e faz referência também ao projeto acadêmico das Estearias, que são os sítios pré-históricos de palafitas na região da Baixada Maranhense. “Eles são únicos no contexto da arqueologia brasileira”, afirma o pesquisador Alexandre Guida Navarro.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “A Escrita e o Artefato como Textos. Ensaios sobre História e Cultura Material”.

Quando

Na segunda-feira, às 14h

Onde

Auditório A do Centro de Ciências Humanas da UFMA

Preço do livro: R$ 30,00 (à venda no lançamento e na editora Paco Editorial, de Jundiaí (SP).

Mais informações: (98) 3272-9322

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.