Artigo

Balaiada - Rastros de Amor e Ódio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

Eu, desde criança, aprendi ler e escrever. Assim, sempre gostei do livro, da revista e do jornal, fontes legítimas, verdadeiras e insubstituíveis para a ampliação de mais conhecimentos. Desse modo, cheguei ao melhor na minha vida. Agradeço a Deus a iluminação através da fé e do amor na busca do melhor caminho.

Trabalhando e lendo muito já obtive o privilégio de ler o livro “Balaiada - Rastro de Amor e Ódio” da autoria do ilustre professor e escritor Bento Moreira Lima Neto.

Quero, aqui, registrar, inicialmente, sobre o mencionado livro o que afirma o ilustre escritor dr. Benedito Buzar, presidente da Academia Maranhense de Letras, nos termos seguintes: “Este livro de Bento Moreira Lima Neto tem todos os ingredientes para o leitor gostar: bem escrito, profundo conhecimento do assunto tratado e inspirado em boas fontes. Tudo isso aparece diante dos olhos do leitor sob a forma de uma narrativa fluente, quase coloquial, em que o autor, com habilidade, mistura ficção com realidade, para focalizar um movimento que veio à tona no Maranhão, na fase em que o Brasil vivia sob a égide regencial.”

Eis aí dois elementos importantes na capacidade da pessoa que escreve. Na ficção está o domínio do pensamento inteligente e culto. Na realidade está a capacidade de escolher o essencial para o registro eterno.

O dr. Bento Moreira Lima Neto, através do citado livro, registra a sua grandeza literária e assim prestando relevante serviço ao povo em geral. O seu leitor ou a sua leitora encontrará aí a dignidade do escritor na construção da eternidade e benéfica para muitas gerações.

Nos esclarecimentos finais do referido livro constam: “Em verdade se apresenta como um romance histórico relatando com imparcialidade a revolta dos sertanejos da província do Maranhão contra o governo.”

A história do povo maranhense é muito rica de fatos, atos e pessoas e ela merece estar sempre em várias formas e assim em diversos livros.

O próprio autor do livro, acima mencionado, é portador de uma vida digna do respeito e da admiração, justamente porque ele sempre soube fazer do melhor para as pessoas dignas e merecedoras do respeito e da confiança no seu meio social.

Espero que o livro, acima citado, seja inclusive lido com muita atenção e respeito pelo povo brasileiro e, em especial, pelo maranhense, a fim de constatar, bem de perto, o valor literário do seu autor e o alcance de sua obra na literatura brasileira.

O maranhense é evidentemente um povo digno de muita admiração. No seu meio estão pessoas ilustres da literatura, e que aí já se tornaram imortais. Ser escritor nunca foi fácil. Mesmo assim, os que ingressaram dignamente na literatura facilmente estão na eternidade.

Desejo, neste final, que o escritor dr. Bento Moreira Lima Neto esteja no seu melhor caminho e assim permaneça merecedor dos aplausos de todos os leitores e de todas as leitoras do livro, antes citado, no qual estão lições de quem realmente sabe viver e escrever.

Assim vivendo, o ser humano ocupará sempre o melhor espaço físico e ficará na memória dos seus amigos e de suas amigas.

Melhor do que viver é saber viver. Assim, o escritor dr. Bento Moreira Lima Neto está na literatura e no melhor espaço social brasileiro.

José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor da UFMA e Universidade Ceuma, mestre em Direito pela UnB, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.