Seminário

Situação dos rios maranhenses será discutida em seminário

Evento que acontecerá hoje no auditório da Fiema, no bairro Cohama, contará com a presença do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e demais autoridades; na ocasião, será assinado convênio em benefícios das bacias dos rios Itapecuru e Mearim

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, proferirá palestra no seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes”
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, proferirá palestra no seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes” ( O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, proferirá palestra no seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentesâ€?)

SÃO LUÍS - A situação dos rios maranhenses será o tema de um evento que será realizado na manhã de hoje, em São Luís, que contará com a presença do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. Trata-se do seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes”, que acontecerá a partir de 8h ao auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), no bairro Cohama.

Realizado pelo Instituto Cidade Solidária com a co-realização do Ministério do Meio Ambiente e Movimento Ensinando e Aprendendo (MEA), o seminário reunirá profissionais que são referências na área de sustentabilidade ambiental para discutirem políticas públicas para a preservação das bacias hidrográficas do Maranhão.

O seminário terá a presença de representantes da sociedade civil organizada e de diversas autoridades da área. O ministro Sarney Filho proferirá a palestra “Água, Floresta e Clima na Agenda Ambiental do Ministério de Meio Ambiente”.

Também durante o evento, a presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Kênia Régia Anasenko Macelino, assinará convênios com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) no valor de R$ 5 milhões para benefícios nas bacias dos rios Itapecuru e Mearim.

Bacias

O Maranhão possui 12 bacias hidrográficas. As bacias do Parnaíba, a Leste; do Tocantins, a Sudoeste; Gurupi, a Noroeste, que correspondem às bacias hidrográficas de domínio federal. Já as bacias de domínio estadual estão representadas pelos sistemas hidrográficos estaduais das Ilhas Maranhenses e do Litoral Ocidental, bem como as bacias hidrográficas Mearim, Itapecuru, Munin, Turiaçú, Maracaçumé, Preguiças e Periá.

Na totalidade, estas bacias formam uma área de aproximadamente 202.203,50 km², ou seja, 60,90% da área total do estado. Quase toda a rede de drenagem maranhense se faz no sentido sul – norte, através de numerosos rios independentes que se dirigem para o Atlântico, a exemplo do Gurupi, Turiaçu, Pindaré, Mearim, Itapecuru e Parnaíba. No sudoeste do estado, uma pequena parte do escoamento se faz em direção a oeste.

Quadro

Programação do evento

- 8h - Recepção e credenciamento

- 9h30 - Cerimônia de abertura com a preseça do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho; do presidente da Codevasf - Kênia Régia Anasenko Macelino; do presidente da ANA (Agência Nacional de Águas) - Vicente Andreu

- 10h - Lançamento do Projeto dos Planos de Nascentes dos Rios Mearim e Itapecuru

- 10h30 - Palestra "Água, Floresta e Clima na Agenda Ambiental" do ministro Sarney Filho

- 11h30 - Palestra "Segurança Hídrica das Bacias Hidrográficas Para a Sustentabilidade", por Jair Vieira Tánnus Jr., secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

- 12h30 - Intervalo para o almoço

- 14h - Mesa Redonda: Experiências Exitosas de Estudos e Despoluição das Bacias Hidrográficas com a participação de Maria Cristina de Sá Oliveira,especialista em Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e coordenadora do Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas – Prodes; Kênia Régia Anasenko Macelino – presidente da Codevasf; Ocelo Rocha - gerente de Revitalização da Codevasf de Teresina (PI); Fabrício Silva – professor da Universidade Ceuma

- 15h15 - Palestra "Base Legal e Gestão de Recursos Hídricos" com a professor Oiama Cardoso

- 16h15 - Palestra "Prioridade e Metas do Plano Nacional de Recursos Hídricos Para o Estado do Maranhão", proferida

por Sérgio Gonçalves,diretor de Recursos Hídricos da SRHU/MMA.

- 17h15 – Painel: Preservação, Conservação e Educação Ambiental, tendo como palestrantes o engenheiro Rubem Brito; e Ações de Preservação dos Mananciais de Água Doce, com o arquiteto Ronald Almeida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.