Judô

Projeto Social da Vila Jaracaty atende comunidade carente

Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável recebe novos integrantes e atende nas modalidades esportivas judô, tênis de mesa e recreação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Técnico de judô passa instruções a um grupo de judocas do Projeto/Divulgação
Técnico de judô passa instruções a um grupo de judocas do Projeto/Divulgação (Judô)

Por causa do trabalho realizado em 2016, está de volta o projeto Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável da Vila Jaracaty. Com o patrocínio da Cemar - por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, retornam os atendimentos gratuitos no judô, tênis de mesa, recreação, brinquedoteca, além de informática, plantão psicológico e clínica médica.

Desde fevereiro a movimentação é grande no Centro Comunitário. Crianças, adolescentes e jovens têm procurado se inserir nas turmas e serviços oferecidos. A Estação Digital, com aulas de informática, e a brinquedoteca (para crianças de 4 a 6 anos) estão com as turmas praticamente fechadas. Restam vagas apenas no horário matutino.

Mas ainda têm vagas nas turmas de judô, tênis de mesa e recreação. Para se inscrever basta levar a carteira de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de matrícula escolar, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Atendimento médico

A parceria com os cursos de Enfermagem e Medicina do Ceuma vem possibilitando estender os atendimentos à comunidade adulta. Às terças-feiras das 8h às 10h e das 14h às 15h, o grupo da enfermagem faz coleta preventiva ginecológica e as pacientes, de posse dos resultados, são encaminhadas para médicos da rede pública.

Às quartas-feiras está em funcionamento a clínica geral, que visa inicialmente esclarecer os sintomas do paciente, tratando diversas doenças e encaminhando os casos de tratamentos especializados. Também nesse mesmo dia acontece o atendimento no setor de dermatologia.

Plantão psicológico

Na área psicológica os alunos do Ceuma, sob a orientação da professora Alexandra Tavares, avaliam e elaboram psicodiagnósticos, fornecendo encaminhamentos a clínicas especializadas quando há necessidade.

O Centro Comunitário da Vila Jaracaty tem trabalhado para promover um espaço democrático, com inclusão social dos moradores menos assistidos do bairro, através de intervenções nas áreas: social, econômica, cultural, médica, psicológica, esportiva e ambiental. Fica localizado na Avenida Ferreira Gullart, 01, próximo à estação da Caema, em São Luís/MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.