Balneabilidade

Mais de 50% das praias de São Luís impróprias para banho

Laudo da Secretaria de Meio Ambiente mostra que 11 de 21 trechos estão impróprios para banho na orla; laudo anterior mostrava que apenas dois trechos não estavam próprios, número que cresceu no estudo atual

Leandro Santos / Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Trecho da Praia de São Marcos impróprio para banho; água de esgoto se concentra e escorre para o mar, aumentando os riscos de poluição, prejudicando a balneabilidade da orla
Trecho da Praia de São Marcos impróprio para banho; água de esgoto se concentra e escorre para o mar, aumentando os riscos de poluição, prejudicando a balneabilidade da orla (Praia de São Marcos)

SÃO LUÍS - O mais recente laudo das condições de balneabilidade das praias da Região Metropolitana de São Luís mostrou 11 de 21 trechos impróprios para o banho, totalizando 52% das regiões não adequadas para o banho. As análises foram feitas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Sema) e datam do período de 12 de fevereiro à 12 de março deste ano.

O último laudo divulgado pelo órgão estadual mostrou que apenas dois trechos da orla marítima da região metropolitana foram considerados como impróprios. Já o documento mais recente apontou subiu para 11 a quantidade de pontos impróprios.

As amostras de água são colhidas semanalmente em situação de maré baixa e na isóbata de 1m. O monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONAMA) nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 100 Enterococos/100 mL (NMP - Número Mais Provável). As águas das praias serão consideradas impróprias, quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 400 Enterococos/100 mL (NMP).

Laudos A Sema passou a divulgar os laudos com as condições de balneabilidade das praias após Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) do Maranhão obrigando a secretaria a divulgar as condições de balneabilidade das praias de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, incluindo a fixação de placas em trechos impróprios para banho.
Em 2012, as praias da Região Metropolitana de São Luís passaram quase 200 dias interditadas pela Sema após a divulgação de um laudo, no dia 25 de março daquele ano, segundo o qual toda a orla estava imprópria para banho. A liberação ocorreu dia 11 de outubro, após a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) executar obras de melhoria do sistema de esgotamento sanitário de São Luís.

Condições das praias, conforme laudo do dia 11/01
Praia da Ponta d’Areia (ao lado do Forte Santo Antonio) – impróprio
Praia da Ponta d’Areia (atrás do Hotel Praia Mar) –próprio
Praia da Ponta d’Areia (atrás do Bar do Dodô)- impróprio
Praia da Ponta d’Areia (em frente à Praça de Apoio ao Banhista) – próprio
Praia da Ponta d’Areia (em frente ao Edifício Herbene Regadas) – impróprio
Praia da Ponta d’Areia (em frente ao Hotel Brisa Mar)– impróprio
Praia de São Marcos (em frente aos Bares Do Chef e Marlene’s) - próprio
Praia de São Marcos (em frente à Barraca da Marcela) – próprio
Praia de São Marcos (em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar) – impróprio
Praia de São Marcos (em frente ao IPEM e ao Bar Kalamazoo) – impróprio
Praia de São Marcos (Foz do Rio Calhau) – impróprio
Praia do Calhau (à direita da elevatória II da CAEMA) –próprio
Praia do Calhau (em frente a Pousada Tambaú) –próprio
Praia do Calhau (em frente ao Bar Malibu) – impróprio
Praia do Olho d’Água (à direita da Elevatória Pimenta I) –impróprio
Praia do Olho d’Água (à direita da Elevatória Iemanjá II) –impróprio
Praia do Meio (em frente ao Bar do Capiau) –impróprio
Praia do Meio (em frente ao Bar da Praia) – próprio
Praia do Araçagi (em frente ao Fatima’s Bar) –próprio

Praia do Araçagi (em frente ao Bar Novo Point) – próprio

Em frente ao Bar do Isaac (em frente ao Bar do Isaac) - próprio

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.