Frente de desgastes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40

O governo Flávio Dino (PCdoB) tem atuado intensamente nos bastidores para evitar que o debate sobre os dois projetos de reajuste do ICMS - um já aprovado e outro em tramitação na Assembleia Legislativa - seja encerrado. O problema é que nem seus aliados, nem a oposição parecem interessados em encerrar o assunto agora.
O primeiro projeto de reajuste do ICMS foi aprovado em dezembro produzindo aumento, já anunciado pelas empresas, nos setores da energia, combustíveis, telefonia, bebida e cigarros.
O desgaste do governo, tanto na votação, em 15 de dezembro, quanto na entrada em vigor, em 15 de março, foram intensos para Flávio Dino, mas ele julgava encerrado. Qual nada. A seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil questionou a nova alíquota e o Tribunal de Justiça ainda vai julgar o caso, que continuará tomando conta do noticiário.
O outro projeto prevê o aumento do ICMS da construção civil, o que pode gerar forte desemprego e aumento de custos no setor. Esta proposta o governo comunista pretendia manter engavetada até que o desgaste do primeiro projeto fosse esquecido.
Mas eis que, de repente, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia resolveu botar a proposta em pauta exatamente um dia antes da entrada em vigor da primeira leva de novas alíquotas do ICMS, na semana passada. E desde então, o assunto não saiu mais do noticiário.
E parece ser o tema preferido da Assembleia para as próximas semanas. A fonte de desgastes para Dino, portanto, parece que vai demorar a secar.

Bizonhice
Queridinho do Palácio dos Leões, o deputado Marco Aurélio (PCdoB) caiu em desgraça com a cúpula do governo comunista.
Presidente da Comissão de Justiça da Assembleia, foi o deputado quem levou para a pauta o projeto de ICMS da construção civil, retomando o desgaste do governo.
O pior é que Marco Aurélio não consegue explicar, sequer, por que levou a proposta dinista para a comissão.

Do governo...
O secretário Márcio Jerry tentou vender a ideia de que a Operação Turing, da Polícia Federal, foi montada apenas para prender blogueiros acusados de suposta extorsão.
O lugar-tenente do governador Flávio Dino (PCdoB) fez de conta não saber que um ex-adjunto da Secretaria de Administração Penitenciária também teve a prisão decretada.
Danilo dos Santos Silva, que pertencia ao governo comunista até quatro dias antes de decretada sua prisão, é acusado de manipular licitações na Seap.

...para a cadeia
O policial federal Danilo dos Santos Silva foi o único dos quatro presos na Operação Turing a continuar atrás das grades.
Adjunto da Seap até quatro dias antes de o juiz federal Magno Linhares decretar a prisão dos acusados, ele não teve a prisão temporária revogada.
Se foi o único a ficar preso, o ex-auxiliar de Flávio Dino (PCdoB) deve ter muito a explicar sobre as licitações de R$ 37 milhões.

ICMS
O Tribunal de Justiça decidiu adiar para a próxima quarta-feira, 29, o julgamento da ação da OAB-MA contra o aumento do ICMS.
O reajuste do imposto foi determinado pelo governador Flávio Dino e entrou em vigor na última quarta-feira, 15.
O questionamento da Ordem foi impetrado ainda durante o processo de discussão do projeto comunista na Assembleia Legislativa.

Reprimenda
O advogado Thiago Diaz, presidente da seccional da OAB-MA, acabou emparedado ontem quando foi ao Tribunal de Justiça para o julgamento da ação contra o aumento de ICMS.
É que, dias antes, Diaz havia criticado a postura de um juiz no interior, que fechou um cartório em plena semana.
O presidente da OAB ouviu poucas e boas de desembargadores e até do presidente da Associação de Magistrados, que também usou a palavra em plena sessão.

Sem resposta
O deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB) não cansa de mandar recados para o governador Flávio Dino.
Ele agora defendeu publicamente que o PSB - partido pelo qual o senador Roberto Rocha pretende ser candidato ao governo - deve mesmo apoiar a chapa comunista em 2018.
Com as loas, Tavares espera obter de Dino - desde o ano passado - uma declaração de apoio à sua própria candidatura ao Senado, o que nunca ocorreu.

Os dois
O deputado Zé Inácio tem o apoio das duas executivas do PT - estadual e municipal - para sua candidatura à presidência do partido.
Já o atual vice-presidente, Augusto Lobato, tenta se viabilizar apresentando-se como “candidato do Palácio dos Leões”.
Inácio e Lobato devem disputar um segundo turno na eleição petista, ainda neste primeiro semestre.

E MAIS

• A prisão de blogueiros sob acusação de extorsão reabriu o debate entre jornalistas sobre a regulamentação das novas práticas de comunicação.

• O prefeito Edivaldo Júnior tem feito incursões pelo interior, o que levanta suspeitas de que estaria preparando uma eventual candidatura em 2018.

• O secretário Márcio Jerry não cansa de atacar O Estado com a mesma voracidade com que devora cada edição já nas primeiras horas de cada dia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.