Perigo na pista

Buraqueira deixa condutores aturdidos na Cohab e Forquilha

Na tentativa de desviar das crateras, muitas vezes cobertas por água, motoristas têm de fazer manobras perigosas, aumentando risco de acidentes; lentidão no trânsito se tornou rotina

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Via de acesso ao Cohatrac está cheia de buracos e com isso trânsito fica mais lento e perigoso na área
Via de acesso ao Cohatrac está cheia de buracos e com isso trânsito fica mais lento e perigoso na área

SÃO LUÍS - Os motoristas que trafegam pelas vias da Cohab e Forquilha enfrentam constantes congestionamentos por causa de diversos motivos. O principal deles são os buracos ao longo das ruas e avenidas que comprometem também a segurança de condutores, passageiros, pedestres e ciclistas, já que, na tentativa de desviar dos buracos, muitas vezes são feitas manobras bruscas. Apesar das constantes reclamações, o problema nunca foi solucionado.

Na Forquilha, diversas ruas estão esburacadas. As ruas 5 e do Livramento são dois exemplos. Os buracos nas vias aumentaram com as chuvas fortes deste ano, aumentando os congestionamentos. Na Avenida 4, do Conjunto Cohab-Anil IV, os buracos também impedem que o tráfego na via, que liga o bairro à MA-201 (Estrada de Ribamar), flua normalmente.

Mas não são apenas os buracos que tornam o tráfego difícil na região. Uma obra de requalificação urbana que está sendo executada para diminuir os engarrafamentos no Retorno da Forquilha fez com que muitos motoristas passassem a trafegar pelas ruas internas da Forquilha, Forquilhão e Cohab.

Com mais carros e ainda mais buracos, a lentidão se tornou rotina. “Eu moro no Cohatrac e a Forquilha é minha rota de passagem todos os dias. Há pelo menos oito meses essa obra de arrasta. A promessa era melhorar os engarrafamentos, mas por hora só criou outros”, disse o radialista Camizão Neto.

Muitas vias tem apenas uma faixa que servem de mão dupla. Quando dois ônibus vem em sentido opostos o jeito é esperar. “Essa área aqui dá acesso ao bairro Maioba. Por isso, o tráfego é sempre intenso. Os ônibus, quando passam, para desviar dos buracos os motoristas jogam os coletivos para cima dos veículos menores, pedestres e ciclistas e isso é muito arriscado”, disse Eleonora de Oliveira, que mora na Avenida 4.

Camizão Neto chama a atenção ainda para outro problema. Foi mudado o sentido de muitas vias dessa região por causa da obra, mas as alterações complicam ainda mais a vida dos condutores. “A gente sai de um engarrafamento e cai em uma rua esburacada e engarrafada. Criaram contramão em ruas que não eram contramão. O tráfego ficou ainda mais complicado por aqui”, reclama.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís para saber quando as vias terão a pavimentação melhorada, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

OUTRO CASO

[e-s001]Em frente ao Conjunto Ipês, na Forquilha, uma grande cratera se transformou em lagoa por causa das chuvas. Sem pavimentação e drenagem adequada, a água das chuvas se acumula, e os condutores precisam se arriscar ao passar pela área já que não sabem a profundidade do buraco. O trecho faz parte inclusive do itinerário de ônibus que trafegam pela Cohab, Forquilha e Forquilhão.

Assista o vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.