Educação e saneamento

Ações educativas e orientações de uso consciente no Dia da Água

Odebrecht Ambiental leva atividades aos alunos do Liceu Ribamarense; pais e responsáveis também puderam receber informações por meio de palestra; houve debates, apresentação de pesquisas, testes e humorismo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Alunos do Liceu Ribamarense recebem diversas orientações sobre a utilização consciente da água
Alunos do Liceu Ribamarense recebem diversas orientações sobre a utilização consciente da água (Odebrecht)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - Alunos do Liceu Ribamarense, em São José de Ribamar, foram escolhidos pela empresa Odebrecht Ambiental para receber orientações sobre uso, tratamento e economia de água. A ação foi realizada ontem, no Dia Mundial da Água, e contou com palestra do doutor em saneamento ambiental, professor Lúcio Macedo, para pais, responsáveis, alunos e professores, além de debates entre os alunos, apresentação de pesquisas, testes e uma apresentação do comediante Tedd Mac, que abordou o uso consciente da água de maneira lúdica e divertida.

Helder Dantas, diretor de Concessão da Odebrecht Ambiental, explicou que a empresa identificou nos mais jovens uma maneira eficaz de se levar informação e conscientização sobre o tratamento, economia e preservação da água. “É o que cada um pode fazer para evitar o desperdício. Até mesmo atos mais simples, hábitos do dia a dia, podem trazer benefícios”, afirma o diretor.

Ele ainda ressaltou que toda essa discussão é extremamente importante para se mudar a visão de mundo da sociedade. Ele afirma que a responsabilidade de se manter os mananciais aquíferos é do poder públicos e das empresas concessionárias, que tem a obrigação de garantir o saneamento e o abastecimento, mas também existe uma parcela de responsabilidade que recai sobre todos nós, usuários. “Essa percepção de que a água é abundante e não vai faltar é equivocada. A água realmente precisa ser cuidada”, alerta Helder Dantas.

Conscientização
A ação ainda contou com a parceria da Secretaria Municipal de Ambiente de São José de Ribamar. O secretário Nelson Weber esteve presente na escola para acompanhar de perto o trabalho. Ele também ressaltou que é fundamental começar o trabalho de conscientização ambiental com os mais novos, que ainda não adquiriram os maus hábitos, principalmente do consumismo desenfreado, para que eles aprendam a respeitar e cuidar da natureza. “Temos que incutir na cabeça dos mais novos essa responsabilidade com o planeta. Essa ideia de que fomos colocados aqui para cuidar, e não destruir”, afirma Nelson Weber.

A diretora do Liceu Ribamarense, Inaildes Gomes Pereira, agradeceu pela realização do evento e pela preocupação da empresa em repassar informações tão importantes aos alunos. “Tudo o que se relaciona à educação nos traz satisfação. Esse evento veio somar e vai, com certeza, enriquecer ainda mais o nosso currículo”, destacou.

Já em sua palestra, o professor Lúcio Macedo abordou três pontos fundamentais: qual a atual situação dos recursos hídricos, como estamos nos comportando com o uso desses recursos e o que fazer para melhor tratar esses recursos.

Investimentos
O diretor de concessão da Odebrecht Ambiental, Helder Dantas, revelou um dado preocupante: de toda a água potável consumida pela cidade de São José de Ribamar pelo menos 70% era desperdiçada.

Em termos práticos, a cada 10 litros de água que saíam dos poços, pelo menos 7 litros eram jogados fora. Um número absurdo. Para sanar esse problema, a empresa, que assumiu a concessão em janeiro de 2015, pretende investir R$ 150 milhões, até 2019, para trocar toda a malha de abastecimento da cidade, além de levar água encanada para aqueles lugares que ainda não possuem. Os primeiros passos são a troca de todo o encanamento, que era feito com canos de cimento amianto, a perfuração de novos poços e a construção de reservatórios.

Além disso, outros R$ 300 milhões já estão sendo investidos no saneamento básico. A estimativa é que, até 2023, 80% das residências das vizinhas de São José do Ribamar e Paço do Lumiar, onde a Odebrecht também está trabalhando, tenham rede de esgoto adequada.

Lançamentos
Em abril, a Odebrecht Ambiental deve lançar o seu moderno Centro de Controle de Operações, que vai coordenar todos os poços e reservatórios na cidade de São José de Ribamar. O centro é uma iniciativa pioneira no estado que vai impedir que falte água nas casas dos consumidores.

Segundo Helder Dantas, assim que houver um problema em qualquer lugar da rede, o centro é avisado imediatamente e equipes serão enviadas para sanar a situação. Além disso, os reservatórios de emergência são acionados na mesma hora, impedindo que haja desabastecimento. “O usuário não vai nem sentir que houve um problema na rede”, afirma Helder Dantas.

Já em maio será inaugurado mais um Centro de Reservação (CR), que vai abranger a região do Parque Vitória e áreas vizinhas. O CR4 atua na mesma lógica dos outros centros já instalados na cidade: ele capta a água do lençol freático e adutoras de água bruta trazem o líquido para o centro, onde ela é tratada e depois distribuída para os moradores por meio de adutoras ligadas à rede de distribuição. O Centro de Reservação ainda permite o armazenamento de água suficiente para abastecer todos os bairros, mesmo durante a realização de manutenção ou correções. Já no segundo semestre, será finalizada toda a obra de substituição da rede de abastecimento da sede do município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.